segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Competição infantil







Ontem, como na maioria dos domingos passados na casa do meu namorado, fomos almoçar ao restaurante aqui do prédio. Nos domingos de Inverno, o prato do dia é Cozido à Portuguesa que eu adora mas que acho uma chatice fazer em casa para poucas pessoas já que é preciso um bocadinho disto, um bocadinho daquilo e por aí fora. Apesar de termos ido cedo, o restaurante já estava bem composto e ainda esperavam mais gente. Reparámos que a maioria dos clientes eram meninas da patinagem artística. Aqui perto há um pavilhão gimnodesportivo e quando há competições é habitual os atletas almoçarem neste restaurante.

Depois do almoço, resolvemos ir lá espreitar e ficámos durante um bocado a ver as provas. Admiro muito quem é capaz de se manter em pé em cima de uns patins e ainda por cima levantar uma perna, fazer piruetas enfim. Eu seria incapaz de tal coisa. As meninas que estavam naquela fase da competição eram bem novinhas. Algumas ficaram muito desiludidas, choravam e tudo, quando eram eliminadas. Tenho dúvidas se é saúdavel para estas meninas estarem sujeitas a este stress de competição. Ao olhar em volta apercebi-me que, praticamente, só assistiam familiares das atletas. Estas famílias devem viver os fins-de-semana à volta da actividade desportiva das crianças, ora vão levá-las aos treinos, aos estágios ou correm o país de competição em competição. Será essa a melhor maneira de passar um fim-de-semana em família? Estas meninas serão mesmo felizes com esta actividade? Acho muito bem que os miúdos tenham algum actividade física (bem me teria ajudado quando era miúda e preguiçosa) e que esse hábito se mantenha pela vida activa. Agora tenho muitas dúvidas se a competição será bom para o seu desenvolvimento psico-social.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Hereafter Trailer (HD)



Quando, há uns meses, vi a apresentação deste filme de Clint Eastwood fiquei com as expectativas muito altas. Finalmente fui assistir ao filme e achei que podia ter sido melhor. O tema podia ter sido tratado de um modo mais profundo. A cena do tsunami está muito bem feita, foi arrepiante. Obviamente que o filme faz pensar, ainda mais a quem já perdeu alguém que amava. Apesar de eu ter outro tipo de crenças no que diz respeito à vida depois da morte não pude deixar de me lembrar do meu pai e de como eu gostaria de sentir o conforto da sua opinião pelo modo como eu fui construindo a minha vida. Como seria bom que ele me pudesse dizer que se orgulhava da mulher que eu sou. Às vezes penso que, talvez, o tenha desiludido... Acredito que nos encontraremos, de algum modo, na vida eterna!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Mas está tudo doido ou quê?

Ora vinha eu, feliz e contente, do cinema quando ouço esta notícia na TSF. Dá para acreditar que aquele homenzinho, o Carlos Silvino, ou Bibi se preferirem, vem agora dizer que os arguidos estão todos inocentes????!!!! Depois do tempo e do dinheiro que se gastou ao país?! Então vem agora dizer que foi obrigado a dizer o que disse e que os rapazes da Casa Pia "levaram porrada" para testemunharem contra aquelas pessoas?! Estou estupefacta. Mas a Justiça Portuguesa é um circo ou somos todos palhaços?! A principal testemunha diz uma coisa durante o processo e agora que foram condenados vem desdizer-se! E é para isto que servem os nossos impostos? Já nem sei o que dizer, este país está muito pior do que aquilo que eu pensava!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Já tinha idade para ter juízo

Sou, e sempre fui, benfiquista mas este senhor já tinha idade para ter juízo. O treinador devia dar o exemplo aos seus jogadores. Este tipo de reacções não melhoram a imagem do futebol, antes pelo contrário. Para bem do clube, espero que não tenha muitos meses de suspensão mas lá que ele devia aprender a lição, isso devia...

domingo, 23 de janeiro de 2011

Afinal quem venceu?!



Estes são os resultados da freguesia onde estou recenseada. Não é muito diferente dos resultados nacionais. A abstenção foi, até, superior à média nacional (53,38%). Aqui na minha freguesia houve 7 240 pessoas que não expressaram a sua opinião através do voto. No país foram 5.135.968 os que não exerceram o seu dever. Haverá quem queira culpar os problemas informáticos como justificação para este nível de abstenção mas a verdade é que os portugueses cada vez se interessam menos pelos actos eleitorais. Se se interessassem, esta questão do cartão do cidadão e das alterações nos cadernos eleitorais não se punha. A maioria dos eleitores que tiveram problemas hoje já deviam saber que, se tinham mudado de residência, teriam que investigar, atempadamente, qual o número de eleitor e onde seria a mesa de voto respectiva. Ou então, essa informação devia ser fornecida quando as pessoas fazem o cartão do cidadão. Não sendo não restava outra hipótese senão prevenirem as situações que se passaram hoje. Eu, ainda, não tenho cartão do cidadão logo votei com o ultrapassado cartão do eleitor no local de sempre. Vou ter muita pena quando deixar de usar o cartão de eleitor já que foi com grande emoção que me recenseei, recebi o cartãozinho e votei pela primeira vez.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A isto se chama serviço público


Esta semana, Judite de Sousa entrevistou Natália Nunes, criadora do Gabinete de Apoio ao Consumidor. Um dos serviços deste Gabinete é ajudar os portugueses endividados. Antes da entrevista passou uma reportagem introdutória onde se davam dicas de poupança bem interessantes e fáceis de realizar. O que impressionou, principalmente foram as histórias das pessoas que têm vários créditos, créditos para pagar outros créditos, créditos para tudo e para nada e que se vêem em situações muito dramáticas. A facilidade de atribuição de créditos durante todos estes últimos anos foi um dos responsáveis pelas situações desesperadas em que as pessoas se encontram. O verdadeiro serviço público...

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Mulheres dos candidatos também andam na campanha

Para mim, exercer o meu direito de voto é essencial. Nos últimos 18 anos, desde que tive idade para votar, só me abstive 2 vezes. Uma das vezes tratava-se de eleições intercalares na minha freguesia e abstive-me porque estava cheia de febre e a outra vez foi por pura preguiça e parece-me que se tratava das eleições para o Parlamento Europeu. Como não é costume abster-me nunca mais me esqueci das circunstâncias.
No próximo domingo somos, novamente, chamados às urnas, desta feita para o Presidente da República. Infelizmente já há muitos anos que não há uma candidata. Lembro-me da única mulher portuguesa que se candidatou a Presidente da República, Maria de Lourdes Pintassilgo, foi em 1986. Nos últimos anos, as mulheres só aparecem por associação com os maridos, os candidatos. Esta noite, o Telejornal da RTP1 apresentou uma reportagem com as mulheres dos 6 candidatos, cada uma no seu estilo.


Estas mulheres têm atitudes muito diferentes desde a presença constante da "veterana" Maria Cavaco Silva até à discrição de Luísa Nemésio, mulher de Fernando Nobre, ou de Leonor Alves, mulher de Francisco Lopes, que mal aparecem. De qualquer modo não deve ser fácil para estas mulheres terem os maridos na ribalta nestes últimos dias e, ainda por cima, têm, muitas vezes, que ouvir comentários bem desagradáveis sobre os homens que escolheram para companheiros de vida.

Agora, votem em quem votarem, não deixem de ir. Votar ainda é a única maneira de expressarmos a nossa opinião sobre o rumo que queremos que o caminho tome.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

7 coisas que...


Aqui há dias o Espuma dos Dias lançou-me este desafio de falar de...

7 coisas que tenho de fazer antes de morrer:
- Ser mãe
- Fazer um cruzeiro
- Escrever um livro
- Estudar História de Arte
- Fazer voluntariado
- Aprender a nadar
- Um ano sabático

7 coisas que mais digo:
- Se faz favor
- Obrigado
- Quer recibo
- As melhoras
- Anda cá
- Não me apetece
- Tenho sono

7 coisas que faço bem:
- Cozinhar (quando tenho tempo)
- Comer
- Trabalhar
- Dormir
- Ouvir
- Fazer compras
- Ler

7 defeitos:
- Consumista
- Despistada
- Desorganizada
- Indecisa
- Insegura
- Gulosa
- Vaidosa

7 qualidades:
- Simpática
- Tolerante
- Humilde
- Trabalhadora
- Carinhosa
- Prestável
- Apaziguadora (pelo menos, tento)

E mais não digo...

Agora tenho que passar o desafio adiante, a 7 bloggers. Não é fácil mas cá vai:
Lúcia, Mie, Sofia, Guida, Pinkk Candy, Pedro Bom e Almofariza

sábado, 15 de janeiro de 2011

Sexo e Cidade 2

Ontem à noite vi, finalmente, o filme Sexo e a Cidade 2. O meu namorido tinha-me oferecido, pelo Natal, este DVD Edição de Coleccionador numerada e com uma capa lindíssima de Christian Lacroix. Obviamente que o filme não é uma grande novidade mas é uma maneira divertida de passar um serão. O guarda-roupa é fabuloso, gostei, especialmente, das roupas utilizadas pela personagem Miranda quando estão nos Emirados Árabes Unidos. A vida das 4 amigas está numa fase bem diferente daquela que viveram durante a série. E as férias servem para descansarem e reflectir no caminho que as suas vidas estão a levar. E há alguns momentos hilariantes tendo em conta que estão num país árabe com hábitos muito diferentes daqueles a que estão habituados...

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Sou só eu...



Ou este anúncio já aborrece?! E eu que até simpatizava com este moçoilo...

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Felicidade é...

Esta semana há uma notícia que tem dominado os espaços noticiosos, a morte do Carlos Castro de que já falei aqui. A esse propósito a Judite de Sousa entrevistou o psiquiatra Carlos Amaral Dias. A entrevista foi muito interessante e apontou algumas pistas para o que se possa ter passado com aquele rapaz. Mas não é por isso que estou a falar desta entrevista. A dada altura, e na sequência de um comentário da Judite de Sousa, o psiquiatra afirma "A felicidade é uma utopia". Talvez neste contexto de tentar atingir a felicidade através da exaltação da imagem e da fama se possa dizer que a felicadade seja uma utopia. Agora atingir ou não a felicidade depende do nosso próprio conceito de felicidade. Se se considerar felicidade como um estado de graça em que tudo corre muito bem, em que realizamos tudo aquilo que desejamos, em que não há obstáculos ou dificuldades para ultrapassar então seremos eternos insatisfeitos porque será muito difícil atingir este estado de graça. Para mim ser feliz é outra coisa, é aceitar que a vida não é perfeita tal como eu ou os outros também não somos perfeitos. Ser feliz é aproveitar o melhor que a vida nos dá, os pequenos momentos e gestos, é ter força e coragem de enfrentar os problemas, arranjar a melhor solução possível e ter, igualmente, a mesma força para aceitar que há coisas que nunca terão solução. E com este conceito a felicidade já não é uma utopia mas sim uma realidade.

Mudo ou não mudo

Ontem fui contactada pela TMN para mudar o meu tarifário. Já há bastante tempo que tenho o +Perto SMS pré-pago embora agora já não envie tantas sms como enviava antes. Para além disso também tenho internet no telemóvel. Agora propuseram-me mudar para o tarifário pós pago Unlimited 30. Andei a pesquisar, encontrei outros tarifários incluindo alguns tarifários pré-pagos parecidos. Pesquisei, comparei mas não sei que faça. Não sou muito de andar a mudar tarifários, se calhar até fico prejudicada mas chateia-me andar a mudar. A verdade é que o tempo é de poupança mas... eu sou muito poupada, se calhar é uma boa altura para evoluir no sentido de poupar e não de gastar...

domingo, 9 de janeiro de 2011

"This is your dance space, this is my dance space"

A tarde de hoje foi passada com a manta nos joelhos, a comer pipocas e a ver um dvd. O filme é um clássico da minha adolescência que vi pela milésima vez mas que vejo sempre com a mesma emoção. A banda sonora é maravilhosa. Lembrei-me deste filme porque li um post que me fez recordar e procurá-lo na prateleira. Ainda não sabem de que filme falo?! Vou só deixar mais uma frase para ajudar:"no one put Baby on the corner"

sábado, 8 de janeiro de 2011

Morrer em New York City


Esta manhã, a notícia da morte de Carlos Castro surpreendeu o país. Carlos Castro era um jornalista de crónica social, muitas vezes polémico que dizia o que pensava sem papas na língua. Imagino que tenha coleccionado muitos ódios. Lembro-me de sempre lhe achar piada quer ao que dizia quer ao modo como dizia num tempo em que eu ainda não percebia muito bem o que queriam dizer aqueles trejeitos e porque é que ele parecia diferente.

Tendo em conta a maneira como ele viveu a vida, morrer num hotel numa das zonas mais emblemáticas de Nova Iorque, Times Square, até tem algum glamour. Escusava era ter sido uma morte tão violenta. O que terá levado a esta violência?! Que paixões comandavam aqueles dois homens para terem chegado aquele ponto?!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Suspeita nos Comandos

Algo vai mal neste país quando desaparecem armas de guerra de um quartel português. Se calhar as armas já estão bem longe e o responsável até nem está lá. Sempre quero ver a que conclusões é que a "Polícia Judiciária Militar" vai chegar. Parece que os militares estão a ser "torturados". Dizem eles que a comida não chega para todos e que nem a caixa multibanco funciona. E eles precisam do multibanco porquê?! Não podem sair lá de dentro.

Imagem retirada daqui

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

As pessoas recorrem à farmácia de serviço para ficarem melhores. Eu, pelo contrário, venho da farmácia de serviço doente. Ah, mas eu estive lá a trabalhar e a apanhar o vento que vinha da rua quando atendia alguém. Agora só não sei se me dói os músculos da reeducação postural ou da gripezita que está a chatear... E a cabeça, e a garganta... Estou uma lástima.

Reeducação Postural


Ontem tive a minha primeira sessão de reeducação postural. Já há algum tempo que estava a pensar experimentar porque tenho alguns problemas na coluna vertebral o que me provoca uma postura deficiente. A postura deficiente faz com que a coluna fique cada vez pior e é um ciclo vicioso. Para além disso, desde que fiz umas sessões de radiofrequência, fiquei a saber que os erros de postura também conduzem a alterações cutâneas e estéticas. A experiência foi muito interessante, aprendi alguns exercícios, principalmente de alongamento, para defender a várias regiões da minha coluna e trouxe trabalho para casa. Já saí de lá mais direita embora com os músculos cansados. Agora é só não ter preguiça de fazer os exercícios em casa. Mais um esforço para ficar mais saudável... e mais gira!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

"Contacte a assistência"

O primeiro dia de trabalho do ano foi muito desgastante. Em tantos anos nunca vi um começo de ano tão complicado em termos informáticos. 3 chamadas para a assistência técnica e chego sempre à conclusão que os técnicos andam tão à nora como eu. Será só comigo?!

domingo, 2 de janeiro de 2011

Viagem de Inverno, o relato

Esta viagem foi muito especial. Nunca tinha visto tanta neve nem nunca tinha sentido a sensação de caminhar sobre a neve ou tocar-lhe. Tão diferente daquilo que eu tinha imaginado. E é tão bonito ver tudo branquinho lá de cima do avião.

Todas as cidades são especiais à sua maneira e é engraçado ver tanta gente a passear pelas ruas, mesmo quando já era noite e temperaturas tão baixas.

Em cada cidade que passei houve coisas que me marcaram de maneira muito diversa. Em Bruxelas gostaria de vos falar da Catedral de São Miguel. O edifício é muito bonito mas nem foi isso que me chamou mais a atenção. No interior da Catedral havia uma exposição de presépios muito especial. Cada um deles tinha sido executado por cada uma das diferentes comunidades, japonesa, haitiana, croata, hispânica... Cada uma destas comunidades entendeu e interpretou a mensagem do Natal de acordo com a sua cultura dando origem aos mais diversos e maravilhosos presépios. Uma prova da Universalidade de Jesus Cristo...




De Antuérpia guardo os encantadores edifícios da Praça Central e a exposição de quadros com motivos religiosos, de Rembrandt e outros pintores da mesma época, no interior da Catedral.

De Roterdão trago na memória os improváveis edifícios resultantes do génio de inúmeros arquitectos como por exemplo as Casas Cúbicas.


Em Amsterdão, para além do encanto dos canais e das casas giríssimas das suas margens, não posso deixar de falar da emoção que senti na Casa Museu de Anne Frank, a jovem judia que viveu escondida para tentar escapar ao destino irremediável dos judeus durante a II Guerra Mundial. Andar por aquelas divisões minúsculas, subir os mesmos degraus que ela, acompanhar a sua história e, no fim, o testemunho sentido do seu pai, único sobrevivente. Ao longo da visita fui-me sentido cada vez mais tocada mas Otto Frank deixou-me com um nó na garganta e lágrima no canto do olho. Este homem perdeu tudo e todos mas encontrou sentido para a sua vida na publicação do diário da filha e na abertura da Casa, que para além de museu, é um espaço de encontro, reflexão e defesa dos direitos humanos. Uma visita obrigatória que nos faz pensar até onde pode chegar a estupidez humana.
Mais imagens é por aqui

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails