sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Fado - Património Imaterial da Humanidade







Finalmente, depois de várias horas de atraso, o Fado foi confirmado como Património da Humanidade. Nada mais merecido tendo em conta que o Fado comove tantos por todos os cantos do mundo. Como diz no site do Sapo, "O fado canta a vida e o destino de um povo há cerca de dois séculos, mas agora deixou de ser só nosso para ser de todos."
Muitos parabéns a todos aqueles que trabalharam na preparação e na divulgação desta candidatura. E muitos parabéns a todos aqueles, que ao longo dos anos, foram mantendo viva a chama do Fado. Hoje, apesar de tudo, tenho orgulho em ser portuguesa.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Quem ajuda uma blogger em apuros?!

Será que alguém me sabe explicar porque é que o meu blogue aparece desconfigurado? O design que eu escolhi tem 3 colunas mas agora só aparecem os posts, no centro. Os restantes elementos aparecem no fundo da página. Não tem graça nenhuma. Ninguém sabe como se resolve?

A austeridade também leva o espírito natalício

Em anos anteriores, por esta altura, já ando entusiasmada com as prendas de Natal. Este ano não tenho ânimo nenhum. Não sei se é por tanta conversa de austeridade ou se será por a farmácia estar de serviço na véspera de Natal o que vai limitar o convívio familiar. O que é certo é que nem tenho ideias nem vontade de fazer compras. Parece que vou fazer compras de Natal mais por "obrigação" de oferecer do que com verdadeira vontade.


Ainda por cima já tive uma rica prenda de Natal, o meu tablet avariou, vai ter que ir ao hospital dos tablets e, possivelmente, não me vai acompanhar na minha viagem de Inverno. Dá tanto jeito um ebook em viagem... Não mudamos as páginas, não sentimos o aroma inconfundível das páginas mas é muito mais leve e prático. Pode ser que o internamento seja de curta duração. Veremos...

domingo, 20 de novembro de 2011

"Como bola colorida nas mãos de uma criança"

Às vezes há coincidências engraçadas. Esta manhã o meu namorido tinha estado a falar-me da exposição "A Física no dia a dia" que vai ser inaugurada no dia 24 de Novembro no Pavilhão do Conhecimento. Esta exposição é baseada no livro de Rómulo de Carvalho com o mesmo nome. O dia 24 de Novembro é o Dia Nacional da Cultura Científica, dia em se comemora o nascimento de Rómulo de Carvalho. Durante toda a próxima semana, procura-se divulgar o seu trabalho na promoção da cultura científica e no ensino da ciência.


Quando o A. me falou de Rómulo de Carvalho não me lembrei logo de quem se tratava porque ele é mais conhecido pelo pseudónimo, António Gedeão, autor de poemas como "Pedra Filosofal" e "Lágrima de Preta" entre outros. O rádio estava ligado na TSF. Eis senão quando se começam a ouvir os acordes do poema "Pedra Filosofal" cantada pelo Manuel Freire:



Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso
em serenos sobressaltos,
como estes pinheiros altos
que em verde e oiro se agitam,
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.



eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma, é fermento,
bichinho álacre e sedento,
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento.



Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel,
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante,
rosa-dos-ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,
bastidor, passo de dança,
Colombina e Arlequim,
passarola voadora,
pára-raios, locomotiva,
barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão do átomo, radar,
ultra-som, televisão,
desembarque em foguetão
na superfície lunar.



Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.



In Movimento Perpétuo, 1956

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Fantasias de Natal




Quando eu era pequena, por esta altura do ano, o meu pai ia comprando a pouco e pouco os chocolates para pôr na árvore de natal e deixava-os guardados num armário da sala lá de casa. Os chocolates enfeitavam a árvore de natal e só se podiam comer depois de se desmanchar a árvore, ou seja, depois do dia de Reis, 6 de Janeiro. Ora eu, que sempre fui gulosa, ficava a olhar e a salivar para os chocolates.

Num desses anos, não consegui aguentar a tentação e fui assaltar o armário dos chocolates. Para não dar muito nas vistas, levantei um bocadinho da prata e comi só um bocadinho. O pior é que não fiz isso só uma vez, fiz várias vezes. Obviamente que quando o meu pai pegou nos chocolates para pôr na árvore, percebeu logo que estavam "falsificados". Ainda levei umas palmadas à conta disso e, nesse ano, não se compraram mais chocolates.

Isto tudo para dizer que, esta semana, todas as vezes que vou ao supermercado tenho comprado um Pai Natal de chocolate. O sabor é que não é bem igual ao sabor da minha infância...

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Toma mais 6

Ora o que nos vale é o futebol para levantar os ânimos. Grande, grande jogo. Assim até nos esquecemos da troika, da austeridade e do subsídio de Natal cortado.
E, já agora, será que o Vítor Gaspar já pensou em aplicar um imposto extraordinário aos prémios da . Federação e dos jogadores?!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Voltar à infância

Como já disse no Leituras da Stiletto, uma das coisas mais importantes que o meu pai fez por mim, foi estimular o meu gosto pela leitura inscrevendo-me na Biblioteca da Gulbenkian. Os meus tempos-livres nunca mais foram os mesmos. Quando eu era miúda, a tal biblioteca da minha terra era um pequeno barracão com poucas condições para albergar livros mas, mesmo assim, eu adorava lá ir. Vinha sempre carregada de livros (5 por mês era o máximo se não me engano). Actualmente não consigo resistir a comprar livros. No entanto, tendo em conta a falta de espaço lá em casa e o tempo de apertar (ainda mais) o cinto, achei que não era má ideia tornar-me leitora da biblioteca municipal da cidade onde trabalho. Hoje estive por lá na hora do almoço. Aproveitei para ler uma revista, "A Volta ao Mundo" e trouxe de emprestimo um cd, "O melhor de Tom Jobim" e um livro para ler quando acabar o "Cemitério de pianos". Vou tentar descobrir o que leva tantas pessoas a adorarem Haruki Murakami.
Mais uma ideia de poupança, recorra às bibliotecas!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

????

Esta noite ouvi o António José Seguro dizer que Portugal paga uma comissão à Troika para eles nos ajudarem com as contas. E não é nada pouco. Afinal não se trata de ajuda, trata-se de um negócio e ainda por cima rentável...

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Doodle "Madame Curie"

Hoje o Google homenageia Madame Curie, com um doodle em estilo pontilhista, lembrando os 144 anos do seu nascimento no mesmo ano em que se celebra o centenário do seu Nobel da Química. Marie Curie, que fez importantes descobertas na área da radioactividade, foi a primeira mulher a ganhar um Nobel e uma das poucas personalidades a receber duas vezes a distinção instituída pelo inventor da dinamite, Alfred Nobel, no seu testamento.


Madame Curie é o meu ídolo da Química. Sempre achei que a história de vida dela foi determinante no caminho que eu fui escolhi para mim em que a Química tem tido um papel central.


retirado daqui

sábado, 5 de novembro de 2011

Serão de culinária

.A moda de levar comida feita para o trabalho, a que eu aderi alegremente, está a tornar-se obsessivaa. Têm sido inúmeras as reportagens sobre o tema quer em revistas quer na televisão. Não acho nada do outro mundo. Conheço pessoas que sempre o fizeram. Quando sobra alguma coisa do jantar, está o problema resolvido. O pior é que quando não sobra, ou não apetece outra vez o mesmo. Esta noite, enquanto o namorido se desesperava por causa do futebol, estive enfiada na cozinha. Já arranjei 3 refeições para próximos dias já que amanhã é dia de trabalho e o tempo não vai ser muito. Estou um bocadinho cansada mas vale a pena já que sempre dá para poupar uns eurozitos e é mais saudável.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Constatações

1a Constatação da noite: não tenho jeito para fazer bolos. É melhor desistir. 2 semanas, 2 bolos "sanitários".
2a Constatação da noite: devo ter um anjo da guarda muito forte. Conduzir cheia de sono não é uma boa forma de arriscar o poder do tal anjo. Um dia ainda me lixo...

terça-feira, 1 de novembro de 2011

A caminho dos ParaOlimpicos

No último domingo, Marcelo Rebelo de Sousa falou de um evento que aconteceu ontem. Tratou-se de uma gala de angariação de fundos para os atletas hípicos paraolimpicos ao Jogos Paraolimpicos de 2012. O que me chamou à atenção foi a referência a uma jovem campeã de dressage, Sara Duarte. Esta jovem é um exemplo para todas as pessoas portadoras de deficiência. Para além de contar com alguns títulos no seu curriculo desportivo:

- Medalha de ouro no Internacional de Madrid
- Título de Heptacampeã de Portugal
- Taça de Portugal
- 1º lugar na Taça Ibérica 2010

Sara é também licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia de Lisboa, a mesma onde eu estudei.
A jovem é portadora de paralisia cerebral e 72% de incapacidade física, iniciou-se na equitação aos 7 anos e nunca mais parou de evoluir. Foi por indicação médica, para desenvolver a nível físico, que Sara Duarte se iniciou na prática deste desporto. A hipoterapia traz muitos benefícios aos portadores de deficiência. Um caso de sucesso que prova que nem tudo é mau em Portugal.




Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails