quarta-feira, 13 de maio de 2009

Compras na Feira



Estas foram as minhas compras da Feira do Livro. Três autores homens, todos portugueses e na casa dos trinta, ou seja, escritores da minha geração. Pedro Mexia nasceu em 1972 e Jacinto Lucas Pires e Ricardo Araújo Pereira são da minha idade, nasceram em 1974.

"Nada de Melancolia" reúne as crónicas publicadas na revista NS (Jornal de Notícias e Diário de Notícias) entre Janeiro de 2006 e Abril de 2007. O Pedro Mexia olha o mundo à sua volta e analisa-o de uma forma clara e muito divertida. Comecei por dar uma vista de olhos mas não consegui parar de ler estas crónicas, são uma forma de descontrair do stress. Já costumo ouvir o Pedro Mexia, com a sua voz inconfundível, no programa "Governo Sombra" da TSF que é uma excelente maneira de terminar a semana já que é transmitido às 19 h de sexta feira.

O Ricardo Araújo Pereira, para além de "Gato Fedorento", é um dos colegas "governamentais" de Pedro Mexia. O livro "Boca do Inferno" também é um livro de crónicas "que pervertem os assuntos mais banais às que colocam na berlinda políticos de ponta, o traço comum é uma ironia certeira, um olhar sempre inesperado, que nos surpreende de cada vez que julgamos nada mais haver para inventar." como é descrito no resumo.
A leitura é uma das minhas maneiras preferidas de passar o tempo livre. As minhas escolhas costumam recair sobre vários tipos de romance mas desta vez apeteceu-me variar e ler estas crónicas divertidas, actuais e com as quais me identifico.

"Assobiar em público" é o primeiro livro de Jacinto Lucas Pires que compro. Segundo sei é uma antologia de pequenos contos. Estou muito curiosa. Tendo em conta as letras do "Meio Disco" dos Quais (a que Jacinto pertence) e aos textos do seu blog Chanatas, tenho a impressão que a sua maneira de escrever é diferente e inovadora.
Só tenho pena de não ter tempo para ler mais...

2 comentários:

aespumadosdias disse...

Quando lá fui o Mexia e o Araújo estavam a dar autógrafos. Estavam os 2 muito formais.

Anónimo disse...

só comprou merda. tão banal...

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails