Mais uma vez a comunicação social conseguiu surpreender-me. Ontem, quando estava a jantar, ia-me engasgando quando ouvi a pivot do Jornal da Noite da SIC dizer: "As farmácias vão fazer saldos!" Ia caindo da cadeira. Chamar saldos a uma descida imposta pelo Governo é um bocadinho demais não é? Vamos lá a esclarecer umas coisinhas. Os vários intervenientes no processo foram pedindo o adiamento da aplicação da medida porque 2 semanas (prazo inicial) para escoar os medicamentos com preço antigo era intolerável. A maioria das farmácias, e os armazenistas mais ainda, tem stocks superiores a 2 semanas de receituário logo a aplicação tão imediata desta medida ia ser muito complicada e poderia levar a ruptura de stocks. Por outro lado já desde há uns meses que estamos a receber embalagens com o preço mais reduzido logo o Estado já começou a poupar. E ainda há outro prisma, se o Governo sabia que os preços teriam de aumentar em Janeiro deveria ter calculado bem esta medida para não fazerem figuras ridículas nem nos fazerem de parvos a todos. Eu bem sabia que esta história de os medicamentos não terem preço marcado não ia dar bom resultado.
No Expresso, a propósito do mesmo assunto, diz que se espera uma corrida às farmácias. É natural que as pessoas façam isso especialmente depois destas notícias. E depois acontece como o açucar, noticiam que vai faltar, as pessoas invadem os supermercados e o açucar esgota mesmo... Bom, assim se os anti-diabéticos orais esgotarem já não é tão grave, os diabéticos não podem mesmo cair em tentação já que os doces devem escassear este Natal.
6 comentários:
Bom dia. Gostei do post. Quase que me esgasguei... também! E fiz link http://inlusao.blogspot.com/2010/12/saldo-de-medicamentos.html
Cump,
A nossa imprensa e as nossas medidas governativas continuam a surpreenderem-me. Assim vai o "estado da nação"!
Abracinho meu
Acho muito esquisito... :s
Boa análise, no entanto, ficou por dizer o mais importante: esta descida do PVP é enganadora porque o Governo vai cortar na respectiva comparticipação, logo, o medicamento ainda vai ficar mais caro, e para ser o fim da macacada, no início do próximo ano, o PVP vai voltar a aumentar!
A. Rodrigues
Muito obrigada por teres feito referência ao meu post no teu blogue!
Dylan,
As alterações às comparticipações só irão abranger as substâncias para as quais há genérico já que o que vai acontecer é actualização dos preços de referência. Em alteração a aumento do PVP, ainda não recebemos essa informação.
Stiletto,
Lamento dizer-lhe mas as comparticipações vão simplesmente desaparecer em medicamentos para o tratamento da insuficiência venosa.
As alterações às comparticipações já foram feitas em medicamentos para o tratamento da depressão. Neste caso, a portaria que existia foi simplesmente abolida.
Tenho a informação quase certa de que o PVP dos medicamentos vai aumentar no ínício do próximo ano. Este governo e os ministros da saúde que o acompanham, são do pior que temos visto!
Enviar um comentário