quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Felicidade é...

Esta semana há uma notícia que tem dominado os espaços noticiosos, a morte do Carlos Castro de que já falei aqui. A esse propósito a Judite de Sousa entrevistou o psiquiatra Carlos Amaral Dias. A entrevista foi muito interessante e apontou algumas pistas para o que se possa ter passado com aquele rapaz. Mas não é por isso que estou a falar desta entrevista. A dada altura, e na sequência de um comentário da Judite de Sousa, o psiquiatra afirma "A felicidade é uma utopia". Talvez neste contexto de tentar atingir a felicidade através da exaltação da imagem e da fama se possa dizer que a felicadade seja uma utopia. Agora atingir ou não a felicidade depende do nosso próprio conceito de felicidade. Se se considerar felicidade como um estado de graça em que tudo corre muito bem, em que realizamos tudo aquilo que desejamos, em que não há obstáculos ou dificuldades para ultrapassar então seremos eternos insatisfeitos porque será muito difícil atingir este estado de graça. Para mim ser feliz é outra coisa, é aceitar que a vida não é perfeita tal como eu ou os outros também não somos perfeitos. Ser feliz é aproveitar o melhor que a vida nos dá, os pequenos momentos e gestos, é ter força e coragem de enfrentar os problemas, arranjar a melhor solução possível e ter, igualmente, a mesma força para aceitar que há coisas que nunca terão solução. E com este conceito a felicidade já não é uma utopia mas sim uma realidade.

3 comentários:

Sofia disse...

Sim...digamos que a felicidade é um caminho!
Beijinhos,
Sofia

Jorge Freitas Soares disse...

"Ser feliz é aproveitar o melhor que a vida nos dá, os pequenos momentos e gestos, é ter força e coragem de enfrentar os problemas, arranjar a melhor solução possível e ter, igualmente, a mesma força para aceitar que há coisas que nunca terão solução."

Nem mais. Bom fim de semana

Jorge

aespumadosdias disse...

Gostava de ouvir o professor Carlos Amaral Dias quando ele tinha um programa com o Carlos Magno ao fim de semana na TSF. Chamava-se Freud e Maquiavel.

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails