domingo, 27 de fevereiro de 2011

2000 semanas de Expresso

Esta semana, o jornal Expresso completou 2000 edições. Ao longo destes anos, o Expresso foi parte integrante da história do país tendo influenciado, grandemente, as oscilações políticas e económicas do país. Para comemorar, publicaram uma revista muito especial. Ao longo das inúmeras páginas podemos acompanhar a evolução do país ao longo dos últimos 38 anos. Lê-se com um sorriso nos lábios ao perceber como o país evoluiu. Ainda mais tendo em conta que em 1973, quando o jornal foi lançado, Portugal vivia em ditadura e sofria de um grande atraso em relação aos outros países da Europa. E, de facto, muita coisa mudou a nível tecnológico, social e económico. Umas coisas mudaram para melhor, outras mudaram para pior muitas vezes como consequência das tais melhorias.
Se tomarmos como exemplo a condição feminina não há dúvida que mudou para muito melhor, as mulheres conquistaram o lugar que lhes era devido na sociedade, deixaram de ser donas de casa exclusivas, começaram a trabalhar e tornaram-se independentes. Já não são dependentes dos maridos e não são obrigadas a ficar presas a uma relação infeliz por falta de condições económicas para se libertarem. A consequência foi, obviamente, o aumento do número de divórcios e a diminuição drástica da taxa de natalidade.
Outro exemplo é o número de automóveis por habitante. Praticamente todos os portugueses adultos têm automóvel o que aumentou a nossa dependência em relação ao petróleo.
O avanço tecnológico tem sido fenomenal, o acesso a telemóveis, computadores, internet é quase universal. Hoje vivemos de um modo que nunca os nossos pais sonharam. Bem vistas as coisas, mesmo que algumas mudanças tenham sido prejudiciais, os portugueses vivem muito melhor hoje do que há 38 anos.

Sem comentários:

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails