sábado, 18 de junho de 2011

Apoio à produção nacional?





Nas últimas semanas temos sido bombardeados com os anúncios do chamado "evento de apoio à produção nacional" organizado por uma das maiores empresas de distribuição alimentar portuguesas. Para este efeito a Avenida da Liberdade foi transformada numa quinta gigantesca e o trânsito na zona está condicionado desde 5ª feira. A iniciativa até é louvável por permitir aos lisboetas (e habitantes dos arredores) poderem contactar com as plantas, os animais, as culturas especialmente quando não têm contacto habitual com o campo. Agora a mim parece-me que o verdadeiro apoio à produção nacional teria sido pagar o custo justo aos produtores ao longo dos anos e muitas vezes isso não acontece. Para além disso, não há assim tantos produtos portugueses como os anúncios querem fazer crer. Quantas vezes eu tento comprar fruta portuguesa e percorrer a secção da fruta e legumes e quase não conseguir encontrar?

Outra consequência deste evento será entregar, no fim do evento, os produtos a instituições de soliriedade social. Quando se quer mesmo ajudar não é preciso fazer este alarido todo, ir para o centro da capital e ainda fazer um concerto com o Tony Carreira, não é verdade?

Como se não bastasse a publicidade a este evento, outra grande empresas de distribuição alimentar contra-ataca com mais uma série de anúncios dizendo que privilegiam a produção nacional, que comercializam uma grande percentagem de produtos nacionais e que só recorrem ao estrangeiro mesmo quando não há cá quantidade suficiente e outras coisas do género. Mais uma vez, essa publicidade não é muito realista porque o problema é o mesmo, dou voltas e voltas à secção da fruta até dar com os produtos portugueses.

Enfim, a culpa não é só das empresas, a culpa é, principalmente, dos portugueses que foram deixam de só comprar os produtos nacionais o que é muito importante para o nosso equilíbrio económico que está tão periclitante ultimamente.

Sem comentários:

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails