domingo, 26 de junho de 2011

Ribatejo em festa








Conheço bem estas festas, já por lá passei várias vezes. O touro é conduzido, pelos campinos, pelas ruas, que não estão fechadas, com os cabrestos até ao recinto da largada. Não há ano nenhum que o touro não fuja mas nem sempre tem estas consequências. Há muitos anos atrás ainda apanhei um susto por que estava a ver a passagem, a uma distância segura, e o touro escapou-se. Entre o touro e eu e as minhas amigas havia uma estrada, um canal de águas e uns metros de terreno livre mas nem pensámos. Assim que o vimos fugir corremos escada acima e fechámo-nos em casa. E só saimos quando soubemos que ele já estava fechado e bem fechado.

No Ribatejo, começando o mês de Junho, quase todos os fins de semana, há uma festa nas redondezas. Os ingredientes são sempre os mesmos, largadas de touros, sardinha assada (gratuita, não a € 1,50 cada uma como em Lisboa), convívio com os amigos e muito ácool. Este último factor é que é o desencadeante destas situações complicadas. O álcool torna as pessoas mais afoitas. Neste caso em particular parece que houve um fulano que "tentou" o touro com um capote enquanto ele estava no meio dos cabrestos e o bichinho lá foi, levando tudo à frente. Ficamos sem saber quem era o animal irracional.


Imagem retirada do site da Câmara Municipal de Alcochete, outra terra da aficion

3 comentários:

Mie disse...

Tem a mania que sao espertos e depois da nisso, muito bem feito! Acho este tipo de festas completamente parvas, e nao me venham com conversa das tradicoes.
E isto e touradas, haviam de levar mais cornadas.
Deixem os animais sossegados, se os querem ver vao as quintas.

Sofia disse...

Concordo com a Mie! O que é que se pode esperar de um animal selvagem como o touro?
Beijinho,
Sofia

Jorge Freitas Soares disse...

Sou a favor das tradições, acho que as festas são importantes para as vilas e cidades do nosso país.. mas cada vez que acontecem coisas destas fico a pensar que sentido faz tudo isto?... não estará na hora de terminar com estas coisas?

Jorge

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails