Esta semana tem-se vindo a lembrar os acontecimentos que mudaram o mundo há 10 anos. Quem viveu esse dia dificilmente esquecerá as imagens que a televisão trouxe até nós. E cada um terá a memória do que sentiu naqueles momentos.
Eu trabalhava no mesmo sítio onde ainda trabalho hoje. Estava lá desde 1999. Nos primeiros anos ia sempre almoçar fora com a minha colega (a patroazinha) ao mesmo sítio. Nesse dia lá fomos, como habitual. Sentámo-nos numa mesa relativamente perto da televisão e reparámos que toda a gente tinha os olhos postos no ecrã. Alguém nos disse que um avião tinha chocado com uma das Torres Gémeas. Eu e a minha colega começámos a especular sobre o que tinha acontecido. Ela dizia que era um acidente e eu dizia que achava muito estranho como é que era possível chocar com um prédio daqueles. Eis quando vemos, em directo, o segundo avião chocar com a outra Torre. A possibilidade de atentado era cada vez mais óbvia. Foi, ao mesmo tempo, assustador e inacreditável. O mundo apercebeu-se que os Estados Unidos da América não eram assim tão poderosos e invencíveis como pareciam. Havia brechas e eram bem grandes. Ninguém consegue imaginar o que sentiram aquelas pessoas que iam nos aviões ou as que estavam nos edifícios e viram os aviões a aproximarem-se. Aperceberam-se, com certeza, que era o fim.
Ao longo do dia fomos acompanhando as notícias, os relatos que chegavam sobre as pessoas que se atiravam dos prédios, os festejos nos países árabes, nem sei o que era mais chocante. O mundo nunca mais foi o mesmo, perdeu-se tranquilidade, ingenuidade, sossego. Depois de acabar a Guerra Fria, da queda do Muro de Berlim, da abertura dos países de Leste ao Ocidente, o mundo parecia caminhar para um tempo onde a violência deixaria de ter lugar e onde poderíamos ser cada vez mais felizes mas afinal o mundo é cada vez mais assustador. 11 de Setembro passou a ser uma data arrepiante.
E, para além das vidas que se perderam, das famílias desfeitas, do sofrimento dos feridos, será que alguém avaliou a influência destes acontecimentos na crise económica que os países ocidentais vivem hoje?
E, para além das vidas que se perderam, das famílias desfeitas, do sofrimento dos feridos, será que alguém avaliou a influência destes acontecimentos na crise económica que os países ocidentais vivem hoje?
2 comentários:
É que não foi só na América, foi mesmo em todo o mundo que tudo desabou na mente das pessoas. É um fenómeno triste.
A foto que escolheste é magnífica.
Infelizmente quando fui a Nova
Iorque já não estavam lá as Twin Towers.
Enviar um comentário