segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Suiça - Berna e companhia

Voltando ao relato do períplo pela Suiça, falta falar de Berna, a capital da Suiça. Gostei muito de Berna. Não consigo explicar porquê mas simpatizei com a cidade. Para capital é uma cidade muito sossegada mas muito comercial. Esta primeira imagem é o relógio astronómico que está numa das principais ruas de Berna. Esta rua tem 6 km de arcadas com inúmeras lojas em toda a sua extensão. Na 5a feira, todo o comércio encerra às 21 horas e as lojas estavam a abarrotar. O nível de vida é caro mas mesmo assim os suíços pareciam comprar bastante. Aliás toda a Suiça é um paraíso para o consumismo.



Outra cidade adorável é Friburgo com as suas pontes de pedra já que o rio é parte integrante da cidade.


Em relação a Genéve, não posso dizer que me tenha encantado. No lago há este curioso repuxo que até nos serviu de orientação quando andámos meio perdidos por Genéve.


Já de Lausanne gostei mais embora tenha sido a cidade mais cansativa de visitar para poder ver os seus principais atractivos. A cidade está numa encosta em que a estação dos comboios se localiza, sensivelmente, a meio. O Museu Olímpico situa-se mesmo junto ao lago logo tivemos que descer até lá (e depois subir de volta). A zona antiga é em sentido contrário, ou seja, bem mais para cima. Aqui apareço eu, num momento de descanso, comtemplando as ruas, o lago e as montanhas ao fundo.




Para acabar em beleza ainda fomos a uma cidade que não estava no programa inicialmente mas como havia tempo, e era perto de Berna, demos um pulo a Neuchâtel que também tinha recantos bem bonitos.


E, assim, chegou ao fim mais uma aventura com muitos quilómetros andados e muitas paisagens de encher a alma. Aqui fico eu à procura de um novo destino...




Para mais imagens, passem por aqui

2 comentários:

blue eyes disse...

Não é dos países que mais me atraem, mas não ponho de lado um dia dar lá um passeio, afinal tenho uma prima a viver em Berna há mais de 30 anos, e fazer-lhe uma visita não é mal pensado. Só preciso é que surja uma oportunidade...

maria disse...

Também estiveste na Suiça???

hummm, aqui há gato :p

E quem te deu autorização para levares o meu casaco, hein???

Belo passeio :)

Beijinho :)

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails