domingo, 7 de outubro de 2012

Memórias da taberna

retirada daqui


Quando era miúda e estava na casa da minha avó, lá no meu Alentejo, havia um ritual ao qual eu achava muita graça. Naquele tempo, o vinho tinto fazia parte da refeição, principalmente dos homens. Não passavam sem ele.
Sabe-se hoje que o vinho tinto é muito benéfico para a saúde se bebido moderadamente já que é muito anti-oxidante contribuindo para a prevenção de algumas doenças.
Então, ao fim da tarde, um pouco antes da hora do jantar, o meu pai ou o meu avô, ou ambos, iam à taberna. E eu ia alegremente com eles apesar daquele cheiro a vinho me incomodar. No entanto, gostava de ver aqueles depósitos grandes onde estava o vinho e o taberneiro era muito divertido, lembro que estava sempre a dizer piadas. Felizmente, ele também vendia Sumol (de laranja porque a minha avó achava o de ananás muito amargo) já que eu, nessa altura, não apreciava vinho como é óbvio.
Ora lembrei-me disto porque, aqui na terra da família do A., há muitas vinhas e alguns produtores de vinho. Quando cá estamos também vamos comprar vinho, normalmente branco ou rosé, já não à taberna mas directamente ao produtor. Quando lá vou sinto-me um bocadinho tansportada para a minha infância.

1 comentário:

aespumadosdias disse...

Quando era pequeno ia muito à taberna na terra do meu pai, que pertenci a 1 primo. Agora é 1 café que parece muito mais pequeno do que era há cerca de 25 anos.

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails