terça-feira, 19 de outubro de 2010

O mito da água

Então ando eu a tentar convencer os meus utentes dos benefícios e necessidade de beber 1,5/2 litros de água para depois descobrir que é um mito?! Na edição da National Geographic Portugal deste mês vem um pequenino artigo sobre o mito da água. Parece que esta ideia da necessidade de beber esta quantidade de água vem de um estudo feito em 1933 sobre a hidratação dos roedores. Os resultados dessa experiência conduziram à recomendação diária de 2,5 litros de água para compensar a água perdida pela sudação e pelas excreções de um ser humano moderamente activo. Como 20% da água é ingerida através dos alimentos, ainda teriamos de ingerir cerca de 2 litros de água. No entanto, hoje em dia, já não está tão clara a necessidade de ingerir tanta água. Por um lado, obtemos água em todas as bebidas que ingerimos. Por outro lado, quando o corpo precisa de líquidos desencadeia-se a sensação de sede que funciona bem desde que não haja nenhum problema de saúde. Só preciso ter em atenção que os idosos, por exemplo, vão perdendo, progressivamente, a sensação de sede. Obviamente, que se formos fazer exercício físico de modo intenso, então aí sim, deve-se incrementar a ingestão de água.
A ciência é mesmo fantástica. O que é verdade hoje, amanhã já poderá ser mentira. O importante é irmo-nos mantendo actualizados. E beber água quando a sede aparecer...

6 comentários:

Jorge Freitas Soares disse...

É mais um, é como aquele que dizia que o alho era bom para combater o colesterol, ou aquele que dizia que o azeite era mau para a saúde e o óleo é que era bom..

À medida que vamos investigando vamos aprendendo mais..e o que hoje é verdade.. amanhã quem sabe o que será.. mas eu vou continuara beber muita água.. porque adoro.

Jorge

Deriva disse...

Há sempre a teoria e a teoria contraditória...já nem na ciência há verdade absolutas. Mas gostei mais da 2ª teoria... nunca consigo beber 2 litros de água.

Mie disse...

E ao preco que esta e melhor beber apenas quando temos sede ... ahahah

Anónimo disse...

Desse mito já sabia.
No mínimo bebo sempre um litro de água, não bebo para que me faça bem, bebo porque gosto :)
Beijinhos :)

blue eyes disse...

Mito ou não, devemos mesmo beber água. Eu não costumo ter sede, e quase não bebo água durante o dia, além de não comer muita fruta. Noto que a minha pele se ressente da falta de água, e as infecções urinárias podem surgir, por falta de uso dos canais :S
bem como os rins podem sofrer com a falta de água no organismo, esta é essencial para o bom funcionamento da função renal. Afinal devemos mesmo beber água, mas claro de forma a proporcionar ao corpo o seu funcionamento dito normal.

Pinkk Candy disse...

sabes, às vezes pensava cá para mim, se isso seria mesmo assim, é que conheço imensa gente que nunca seguiu isso à risca e nunca teve problema nenhum. mas eu, e muita gente certamente, tem a ideia que se deve beber pelo menos (pelo menos!) um litro e meio de água. e houve alturas em que eu tentava seguir isso mesmo à risca. afinal, nem é assim.

bjs*

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails