sábado, 21 de maio de 2011

Um coração ao ritmo de Deus




Hoje o meu dia foi dedicado à espiritualidade da qual tenho andado tão distante ultimamente. Esta manhã, no Estádio do Restelo, decorreu a cerimónia de beatificação da Madre Maria Clara do Menino Jesus, uma portuguesa que foi a fundadora da Congregação Franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição. Esta mulher foi uma "Madre Teresa de Calcutá" do século XIX, como disse uma das Irmãs da sua congregação na TSF. O carisma desta Congregação é o auxílio a todos os que sofrem os doentes, os pobres, os orfãos, ou seja, a margem da sociedade.


A Beata Maria Clara do Menino Jesus nasceu no seio de uma família nobre, perdeu os pais muito cedo, foi educada durante 5 anos nas Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo e depois esteve algum tempo com uma família nobre. No entanto optou por enveredar pela vida religiosa. A sua vida cruza-se com o Padre Raimundo dos Anjos Beirão e juntos sonham formar uma Congregação diferente, ligado ao Franciscanismo, que não fosse de clausura mas sim dedicada ao serviço dos mais necessitados. Esta tarefa não foi nada fácil porque na altura as Ordens Religiosas eram perseguidas mas a Beata Maria Clara foi persistente e conseguiu levar o navio a bom porto. As vocações floresceram incluindo como missionárias o que era muito invulgar pois até essa altura as mulheres não iam em missão. A Congregação Franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição é, ainda hoje, uma das maiores congregações femininas portuguesas.


A mim tocou-me a sua mensagem, o seu exemplo e a fé daqueles homens e mulheres de várias idades que uniram os seus corações na beatificação da Beata Maria Clara de Menino Jesus.




"Não te deixes abater pelas dificuldades!" Beata Maria Clara do Menino Jesus.


Nos tempos que correm esta frase poderia ser o mote da nossa vida.

1 comentário:

Na America Profunda disse...

Sem duvida alguma e nos dias que correm nao nos podemos deixar vencer pelas dificuldades mas sim vence-las
beijinhos e sobre os empregos para o professor e farmaceutica tudo se arranja ahahah

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails