quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Para onde vamos?

Dois dos blogues que eu sigo falaram, ontem, dos tumultos em Inglaterra.
A Rita F. está em Londres e vive a situação no terreno e faz um relato impressionante do que sente, do que se passa e apresenta algumas explicações para justificarem o que se está a passar. Diz ela: "sempre tentei que o medo nunca definisse as minhas decisões" mas é impossível não sentir algum medo quando nos rodeiam tumultos irracionais não é verdade?! A Rita termina dizendo, precisamente:"Mas não gostei de ter medo"
Não consigo imaginar o que se sente em Inglaterra qualquer que seja o lado da barricada em que se encontrem. Também senti algum receio (mas numa situação muito menos grave) durante o protesto dos camionistas que ia parando o país. Como uma das zonas em que eles estavam parados é uma das estradas onde tenho que passar para ir trabalhar, estava sempre a pensar qual era o dia em que me iriam impedir de ir trabalhar.
Quem também postou sobre este assunto foi o Espuma dos Dias. Ele apresenta um relato, obviamente, baseado naquilo que temos visto nas notícias e dá a sua opinião sem entrar em grandes polémicas. O que me impressiona são alguns dos comentários totalmente descabidos que algumas pessoas são capazes de fazer mesmo aqui neste país de brandos costumes como por exemplo:


" mandar los para a prisao e expulsar do pais os que nao sao ingleses. Muitos destes sao imigrantes que usam e abusam do pais. Correr com eles para a nigeria e para a india. Ver se eles fazem a mesma merda no pais deles. nao fazem porque no pais deles nao sao brandos como os europeus,cortam lhes logo um mao. EH CORRER COM ELES.!!!"

ou

"so tenho pena é de não atacarem e queimarem o parlamento e as bombas de gasolina, isso sim éra bem feito. o barril do petroleo está mais baixo que nunca, e os politicos precisam de levar todos nos cornos para começarem a trabalhar."


Ainda hoje, lá na farmácia, um utente dizia, a propósito de alguns roubos ou tentativas quem têm acontecido por lá, que deviam todoa votar na extrema-direita ou fazer como o norueguês que era a única maneira de resolver.

Pergunto eu, que sociedade é esta que queremos construir? Que valores transmitimos aos mais novos?Para onde nos leva este modelo de sociedade em que os objectos têm mais valor do que as pessoas?

1 comentário:

blue eyes disse...

Pois... vivemos num país, onde todos mandam bitaites, onde todos se revoltam, mas só na internet ou nas conversas. Na realidade e na hora da verdade somos mais pacíficos, e ainda bem... Quantos países se podem congratular de depor um regime ditaturial com uma revolução pacífica, com cravos?
Espero sinceramente, que essas pessoas (uma minoria, julgo eu...) não passem mesmo das palavras, porque somos um país com muitos emigrantes, e com muitos imigrantes. Actos de violência, não levam a lado nenhum, e a acontecer por cá, algo semelhante ao que aconteceu em Londres, não durava mais que duas noites. A primeira seria surpresa, mas à segunda noite, já haveria polícia de choque, e balas de borracha nas ruas, e mais sabe-se lá o quê... basta lembrar a carga policial na Ponte 25 de Abril... Coelho, é o melhor aluno de Cavaco... por sorte temos o hábito de nos manifestar pacificamente...
Quero acreditar que as coisas em Inglaterra tenham terminado, e que não terão eco noutros países, embora o mundo esteja a mudar rapidamente, embora esta crise nos traga a todos por este mundo fora, receosos do futuro, e temos de estar preparados para dias menos bons.

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails