terça-feira, 9 de agosto de 2011

Para ti, Rolando, que ousaste amar

Para quem não sabe, Rolando Palma era um blogger que escrevia histórias maravilhosas. Durante algum tempo não perdia uma, no seu primeiro Entremares. Nunca o conheci mas o que ele escrevia era encantador. Depois ele mudou o endereço do blogue, até esteve um tempo sem escrever e eu perdi-lhe o rasto. Até me fez um comentário recentemente mas, nesse dia, não prestei muita atenção e não o liguei com o blogue de que eu tanto gostava. A semana passada chegou-me esta notícia, Rolando tinha sido assassinado pelo ex-marido da mulher com quem vivia uma história de amor entre mares (ele cá e ela no Brasil).



Nunca o conheci pessoalmente mas fez-me muita pena. Primeiro por ter morrido de uma maneira tão trágica, depois porque era pai de 3 filhas e eu sei bem o que é perder o pai e, finalmente, porque nunca mais vou poder ler as suas palavras. Quando vi que a Tertúlia Virtual estava a propor uma postagem colectiva de homenagem não hesitei em participar.


Passei em revista os mais de 1500 comentários deste blogue e encontrei mais comentários do Rolando do que podia imaginar. Destaco 2 que me tocaram de maneira especial. O primeiro é mais recente e foi no post que fiz a propósito da idosa encontrada morta em casa. O segundo comentário foi neste post, Ousar ser feliz...



"A solidão não tem idade... pois não, não tem. Lembro-me de um familiar meu que aos 92 anos... ainda ia para Lisboa sozinho ( do alentejo ) para se reunir com os amigos, jogar Às cartas no jardim e beber uma ginginha. Hoje... ficamos em casa, inventamos desculpas, mandamos umas msg no telemovel e dizemos aos amigos " não tenho tempo hoje, mas a gente tem que se encontrar um dia destes"...

Poxa..." Rolando Palma

"Ousadia... sim, mas necessária.
E, por favor... quando descobrires esse "Como"... partilhas?

Creio que muitos e muitos estão procurando esse Ousar... e não sabem como... " Rolando Palma

Rolando, não preciso de partilhar a Ousadia contigo porque tu ousaste ser feliz. Infelizmente não te foi possível continuar a ter a ousadia de amar mesmo com tantos problemas e dificuldades. Agora, que te foste, ousa tocar o céu...

Até sempre...


Imagem retirada daqui

8 comentários:

Anónimo disse...

Linda e cuidadosa homenagem!
Obrigado por ter se juntado aos amigos do Rolando.

lis disse...

Muito bonita sua homenagem stiletto
fiquei comovida como tem sido habitual nesses últimos dias.
também não o conheci e como voce também visitava o primeiro blog com mais assiduidade que este ,do seu retorno.
Falámos algumas vezes pelo email e tenho ótimas lembranças dele, destacar é difícil.Também com a Regina tinha uma cumplicidade boa, ela é uma simpatia e amiga carinhosa e deve estar sofrendo muito.
Pena que a vida nos reserva surpresas e muitos tem a coragem de ir adiante, a busca da felicidade. Ele como voce diz ousou amar intensamente.
Fica suas histórias e sua ternura.
A dor certamente vai passar.
Obrigada por participar e proporcionar conhecermos mais um blog interessante.
um abraço

Sandra disse...

Um encontro cheio de amoções para homenagear aquele que tanto contribuiu e participou da vida de minhas pessoas, na blogsfera. Muitas vezes não encontrasmos palavras para expressar este sentimento, então deixamos o silencio guardado no coração.É com muito carinho que nos reunimos neste dia para prestar esse último carinho a uma grande Pessoa chamada Rolando Palma.

"A morte é só uma mudança de estado.
Depois dela, passamos a viver em outra dimensão"

Sandra

Luma Rosa disse...

Uma perda irreparável!! Como Emily Dickinson bem escreveu: "A Dor tem um Elemento de Vazio" e essa homenagem pode não suprir a lacuna que ficou, mas por agora, o encontro de amigos, trará algum consolo. Bjs,

Juliêta Barbosa disse...

Partem os amigos e ficam as saudades... Bjs

Fatima Cristina disse...

Linda homenagem!

Rolando não chegou aos 92 anos, como comentou em seu blog, mas com certeza não deixou para depois o que ele pode fazer até o dia de sua partida.


Beijos!

maria disse...

Não sabia e não conhecia...só agora através das muitas e bonitas homenagens que lhe fizeram em vários blogs que leio...

Que descanse em Paz!

Beijinho :)

Cristina Ferreira disse...

Bonita homenagem! Não conhecia o blog do Rolando, só fiquei conheçendo depois da trágica noticia, infelizmente. Mas percebi que tinha muitos amigos e como era especial. E foi através do blog dele , que tenho visto muitos blogs bonitos e interessantes, como o seu. bju

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails