quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Sopa de peixe

Aqui há uns anos, quando ainda vivia com a minha mãe, fazia, com alguma frequência, sopa de peixe. A receita que eu utilizava tinha-me sido dada por uma amiga da família. Na altura, eu fazia a sopa de memória e acho que não escrevi a receita em lado nenhum. Progressivamente fui deixando de fazer e já não sei como é que elaborava a dita sopa.



Nas últimas viagens que fiz calhou provar 2 tipos de sopa de peixe bem diferentes da sopa de peixe portuguesa, em Marselha e em Dubrovnik. A que comi na Croácia era muito saborosa. Ora deu-me vontade de tentar fazer uma sopinha destas novamente já que me lembrava que um dos ingredientes que utilizava era o tomate e tenho cá imensos tomates de cultivo caseiro. Pesquisei na internet e, por acaso, comprei uma revista de culinária que também trazia uma receita. Inspirando-me nestas receitas, umas coisas daqui outras coisas dali, lá fiz a minha sopa. Então foi assim:




Ingredientes:

1 posta de peixe (a maior parte das receitas é com cabeça de peixe)

1 tomate

1 cenoura

1/2 pimento

4 batatas pequenas

cebola picada

alho picado

1 e 1/2 colher de azeite

água q.b

1 folha de louro, 1 malagueta, sal e pimenta q.b., coentros

pão torrado ou croutons



Cozer o peixe em água com sal, a malagueta e o louro. Cortar o tomate em cubos, a cenoura e as batatas em rodelas e o pimento em tiras. Quando o peixe estiver cozido retirá-lo da panela para arrefecer e desfiar. Reservar a água.

Alourar a cebola e o alho no azeite. Quando estiver loura juntar as cenouras e as batatas para um refogado ligeiro. Deixar apurar durante alguns minutos e juntar mais tarde o tomate e o pimento. Deixar cozinhar durante mais alguns minutos e depois juntar a água do peixe para cozer os legumes. Enquanto cozem, desfiar o peixe. Quando os legumes estiverem cozidos, triturá-los com a varinha mágica. Juntar o peixe, temperar com pimenta e rectificar o sal. Deixer ferver só um pouco e juntar os coentros mesmo no fim.

O resultado foi bom mas como provei o caldo e achei que não se notava o sabor da malagueta, juntei mais uma malagueta aos legumes. Infelizmente o sabor picante estava um pouco exagerado. O peixe que utilizei também não foi o mais adequado, tintureira. Este peixe não tem muito sabor, para a próxima vou procurar o peixe que usava antigamente, maruca.

Sem comentários:

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails