domingo, 26 de fevereiro de 2012

Maria Adelaide de Bragança, na morte como na vida

A notícia da morte, na passada sexta-feira, da centenária Infanta Maria Adelaide de Bragança passou, praticamente, despercebida. Tão discreta foi ao morrer como discreta foi a sua vida. Eu confesso que também nunca tinha ouvido falar dela. Aqui há tempos vi, na montra de uma livraria da Costa de Caparica, a sua biografia escrita por Raquel Ochoa que tem o sugestivo título de "A Infanta Rebelde". Chamou-me a atenção por haver a indicação de que se tratava de uma centenária que vivia ali mesmo, na zona da Costa de Caparica. Na altura nem pesquisei de quem se tratava mas ontem vi este post de Helena Sacadura Cabral e, finalmente, foi tentar perceber quem foi esta mulher.
 Maria Adelaide Manuela Amélia Micaela Rafaela de Bragança nasceu em França, a 31 de Janeiro de 1912 e era neta do Rei D. Miguel, o Absolutista. O seu pai foi o único filho de D. Miguel. A 2ª Guerra Miundial apanhou em Viena, Áustria. Durante a guerra trabalhou como enfermeira e assistente social onde conheceu o seu futuro marido, Nicolas van Uden, um jovem estudante de Medicina. As suas actividades, nessa altura, incluiam a ajuda aos feridos dos bombardeamentos e envolveu-se na resistência austriaca tendo chegado a ser presa pela Gestapo por duas vezes escapando aos fuzilamentos por pouco. Em 1949 veio viver para Portugal, estabelecendo-se na zona da Costa de Caparica onde também se dedicou ao trabalho social nas zonas mais pobres da Margem Sul nomeadamente na Trafaria e no Monte de Caparica. Tudo isto ela fez na mais completa discrição. «Ela [Maria Adelaide] percebeu que através da discrição não era notada nem perseguida, além de, por educação, não gostar de fazer alarde do que faz. Há zero de gabarolice nesta família, o que é a antítese da sociedade em que vivemos», disse a sua biográfa ao Sol.
O seu marido Nicolaas van Uden foi o fundador do Instituto Gulbenkian da Ciência.
Maria Adelaide de Bragança foi condecorada, pelo Presidente da República, no dia em que completou 100 anos com o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito Civil.
Será possível ainda surgirem, hoje, portugueses e portuguesas com esta determinação e coragem?!

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Eu não diria melhor...

"Os portugueses não precisam de trabalhar mais, precisam de trabalhar melhor"
Pedro Adão e Silva no programa Bloco Central da TSF, a propósito da (in)tolerância de ponto do Carnaval (e o fim de outras pontes e feriados).

Não se mudará a imagem dos portugueses no mundo se os próprios portugueses se vêem como preguiçosos e ociosos. No programa, este comentador político referiu que, num estudo da OCDE, se percebeu que os portugueses trabalham mais horas por ano do que os alemães ou os holandeses, por exemplo.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Canção de Embalar

Há 25 anos, Zeca Afonso deixou-nos... cedo demais, como sempre acontece com os artistas. O dia está quase a acabar mas fica aqui esta "canção de embalar". Que a voz e as palavras de Zeca vos embale nesta noite.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O frio só pode ser psicológico



Hoje cheguei a casa quase às 23 horas uma vez que hoje foi jornada de trabalho mais prolongada. Aqui perto da minha casa existe um painel publicitário electrónico com indicação da temperatura, onde se lia 9º C. No percurso entre o sítio onde estacionei o carro e a minha casa, vi um jovem casalinho a namorar num banco de jardim... às 11 da noite e com 9º C. Será que é o calor da paixão que os aquece ou o calor da juventude?!
Estou mesmo a ficar velha!

Finalmente... ganhei um selo!


A Mikas do O importante é ser feliz teve a simpatia de me oferecer este selo. Muito obrigada. Há imenso tempo que não recebia nenhum selo. Infelizmente tenho pouco tempo para me dedicar quer ao meu blogue quer a ler e comentar outros blogues. Daí ter pouca interacção com outros bloggers :(. Vou tentar melhorar:
As regras são estas:

1. Colocar o link de quem o ofereceu;


2. Colocar o selo no blog;

3. Escolher 5 blogs com menos de 200 seguidores para oferecer o selo;

4. Deixar um comentário a avisar que estão a oferecer o selo.



E os blogues a quem ofereço o selo são:
 
Baunilha e Chocolate
 
Krasiva
 
Leves & Ausentes
 
Blue eyes
 
Agre & Doce
 
Não foi nada fácil. Percebi que a maioria dos blogues que eu sigo têm muitos seguidores. Vou ver se parto à descoberta de novos "valores" da blogosfera.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Fiquei em 7º lugar

O I Concurso Escrita Online chegou ao fim. Durante 6 semanas, eu e mais 10 participantes escrevemos textos com imaginação, mestria e emoção.
A vencedora foi Lénia Rufino (Marianne). Eu fiquei-me para um modesto 7º lugar. Não ganhei, nem sequer fiquei muito bem classificada mas diverti-me muito. Era uma ansiedade para saber o tema e depois outro momento de ansiedade era quando eram divulgadas as classificações.
Agora a novidade é que a organização vai organizar, já de seguida, uma 2ª edição. Participem, o regulamento está aqui.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Máscara... Meso-Mask da Filorga

Hoje fiquei sozinha aqui por casa e decidi pôr uma máscara. Não, não é de Carnaval, é Meso-Mask da Filorga. O post que fiz aqui há tempos sobre esta marca é um dos mais populares. O problema de trabalhar numa farmácia cuja proprietária adora dermocosmética é muito problemático. Há sempre tantas coisas para experimentar. Agora voltei à Filorga que até já tem algumas novidades. A novidade mais fresquinha é a Mousse de Limpeza Anti-envelhecimento. Desde a altura em que fiz o primeiro post sobre a Filorga também sairam mais alguns produtos mas quero destacar um produto do qual estou a ficar fã, Eau Anti-Age, funciona como serum já que é um concentrado de substâncias anti-envelhecimento e também tem um aroma fantástico e   deixa uma sensação muito agradável na pele. Outros produtos que tenho experimentado nos últimos  dias são o Sleep & Peel, o Optim-Eyes e o Hyal-Defense. Os 40 aproximam-se perigosamente e há que prevenir o envelhecimento em vez de tentar remediar depois. E agora tenho que o tempo de exposição da Meso-Mask está quase a acabar.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Será que há um culpado?

A propósito deste acontecimento, a colega farmacêutica, Ema Paulino escreveu este artigo no Ionline. Não deixem de perder (ou ganhar) um bocadinho a lê-lo porque é uma boa maneira de perceber que os medicamentos devem ser respeitados e nãodevem ser usados indiscriminadamente. Por vezes a janela terapêutica (diferença entre dose terapêutica e dose tóxica) é muito estreita e facilmente se cai num situação de uso abusivo e indevido. Dá que pensar...

E de frieiras...

... é só para acrescentar que também estou farta de frieiras. Já há muito tempo que não tinha as mãos tão inchadas como este ano. Mal consigo dobrar os dedos. E esqueço-me tantas vezes de tomar o vasodilatador ("em casa de ferreiro, espeto de pau" ou "então faz o que eu digo, não faças o que eu faço").

E, de modos, que era isto!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

É só para dizer...

... que não sei o que escrever. Nem um bocadinho de inspiração... Será deste Inverno que nunca mais acaba. Estou fartinha de sobretudos e botas. E frio, estou fartinha de frio!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Pode até ser piroso mas...




Happy Valentine' s day

Divirtam-se e amem-se... muito!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Whitney Houston calou-se para sempre




Whitney Houston faz parte das memórias musicais da minha adolescência e juventude. Ela possuía um instrumento vocal fenomenal e atingiu grande sucesso nos anos 80/90. Infelizmente, a sua vida mudou devido a um casamento tumultuoso com um outro cantor, Bobby Brown, mais conhecido por este casamento do que pelas suas músicas. Esta relação levou ao consumo de drogas e alcool conduzindo-a à decadência. Apesar de tudo influenciou toda uma geração de cantoras noemadamente Mariah Carey, Rhianna ou Christina Aguilera. Mais um exemplo de uma pessoa talentosa que termina de maneira trágica. Porque razão há uma série de pessoas famosas que não conseguem lidar, de modo saudável, com o sucesso?! Quererá dizer que o sucesso não será uma coisa assim tão boa?! Serão os famosos, seres solitários e infelizes?!

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Sugestões culturais para o fim-de-semana


Tendo em conta que o fim-de-semana ainda se mantêm frio, sugiro que passem algum tempo a ouvir/ler este CD/livro de Tiago Bettencourt.  O músico apresenta-nos uns quantos poetas portugueses cujos poemas, ele canta na companhia de outros artistas como Fernando Tordo, Carminho, Inês Castel-Branco entre outros. Para além de ouvir, também se pode aproveitar para ler os poemas no livro que acompanha o CD.

Se, apesar do frio, houver vontade de sair será uma boa opção passar pela Fundação Calouste Gulbenkian. Esta semana foi inaugurada a exposição Fernando Pessoa - Plural como o Universo. Na introdução sobre a exposição é descrita assim "Nascida de uma colaboração entre a Fundação Roberto Marinho (Brasil) e o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, com o apoio da Fundação Gulbenkian, esta exposição foi inaugurada em São Paulo, em 2010, e apresentada no Rio de Janeiro em 2011. Em Lisboa, na Fundação Gulbenkian, a exposição assinala o Ano do Brasil em Portugal."

Bom, até parece que Fernando Pessoa nasceu no Brasil. Começo a achar que o Brasil defende melhor a cultura lusófona e a língua portuguesa do que entre nós. E isso entristece-me.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A imagem dos portugueses

...aos olhos do nosso primeiro-ministro! P.S.- Peço desculpa ao Calimero, um dos meus personagens preferidos

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Second love


Já há tempos que queria falar aqui deste assunto. Sempre que utilizo a A1 lá está o outdoor a fazer publicidade a este site, Second Love. Nas próprias palavras que se lêem no site é  "uma plataforma virtual online de relacionamentos para homens e mulheres à procura de um caso ou de uma aventura emocionante.". O texto que acompanha a imagem publicitária que encontro nas minhas viagens é "porque flertar não é só para solteiros"". Ou seja, basicamente, é um site de encontros específico para casados, ou comprometidos, que queriam ter um caso extra-conjugal. Há pessoas casadas que, conscientemente, têm vontade de ter um caso e já não precisam de o fazer no local de trabalho ou no círculo de amigos, já podem encontrar um parceiro de tropelias num site de encontros.
A mim parece-me ridículo e deplorável. Acho a traição abominável mas haverá situações que podem ter atenuantes. O casamento já não vai bem e conhece-se alguém com quem se sente um click e deixa-se que as coisas aconteçam, por exemplo. Agora ir à procura de alguém num site de encontros elaborado para esse efeito já me parece demais. Já existe quase há um ano. Logo no primeiro mês de funcionamento do site português, contou com 30 mil inscrições. Há muitos portugueses insatisfeitos com as suas relações. Não consigo perceber porque não tentam resolver os problemas com o seu (sua) companheiro(a) ou então, em vez de viverem uma mentira, porque não são sinceros e acabam com uma relação insatisfatória.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Brrrrrrrrrrr



Esta foto foi tirada há cerca de 45 minutos e reflecte a temperatura da minha cozinha (12,4ºC) e na minha varanda (5,4ºC) e agora já estão 11,9ºC e  4,7ºC, respectivamente. No Telejornal o João Adelino Faria comentou que Portugal é, neste momento, o país mais quente da Europa. O frio da Sibéria estava muito bem por lá, não tinha nada que se vir espalhar pelo resto da Europa. Já não bastava a tal da crise, não era preciso estarmos agora a congelar. E é bem capaz de não ficar por aqui. Agora vou só ali preparar o saco de água quente para aquecer a cama. E pensar quantas camisolas vou vestir amanhã!

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails