sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Marinhas de Sal de Rio Maior

Hoje andei por esta zona. Estas salinas situam-se a cerca de 3 km de Rio Maior, no sopé da Serra dos Candeeiros. Aqui existe uma mina de sal-gema muito extensa e profunda que é atravessada por uma corrente de água subterrânea que alimenta um poço. A água extraída desse poço é muito mais rica em cloreto de sódio do que a água do mar. A água é trazida para a superfície e colocada em tanques, ou talhos como se chamam ali. A exposição ao sol e ao vento e a evaporação da água faz com que se obtenha o sal.
O processo é muito semelhante ao que se utiliza nas salinas junto ao mar mas é uma paisagem muito sui generis ver aqueles tanques e montes de sal tão longe do mar (cerca de 30 km).
A colheita de sal de hoje deve ter sido grande já que estava muito calor.
Estas salinas já são exploradas há mais de 8 séculos. O primeiro documento conhecido referente às salinas data de 1177.

Vale a pena a visita. Se forem pela hora do almoço, existe lá uma simpática churrasqueira, o Solar do Sal, numa das casas de madeira típicas das Salinas de Rio Maior. A decoração é muito gira e alusiva à especialidade da casa, frango no churrasco. É um restaurante muito simples mas muito em conta neste tempo de austeridade. 

2 comentários:

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

STILETTO

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
ecos
de
la
tarde
callada
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


COMPARTIENDO ILUSION


CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...




ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE BAILANDO CON LOBOS, THE ARTIST, TITANIC SIÉNTEME DE CRIADAS Y SEÑORAS, FLOR DE PASCUA ENEMIGOS PUBLICOS HÁLITO DESAYUNO CON DIAMANTES TIFÓN PULP FICTION, ESTALLIDO MAMMA MIA,JEAN EYRE , TOQUE DE CANELA, STAR WARS,

José
Ramón...

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails