quinta-feira, 5 de março de 2009

Plataforma Camões e Computador Magalhães



Esta noite vi, no telejornal da RTP 1, uma notícia sobre a plataforma Camões. Como não prestei muita atenção mas fiquei curiosa fiz uma pesquisa no Google. Encontrei uma notícia do Jornal de Notícias que diz assim:
"Basicamente, o "Camões" é uma plataforma que permite a interligação e a intercomunicação entre alunos e professores através dos computadores "Magalhães", já distribuídos por cada um dos estudantes, e quadros interactivos, sendo estes utilizados quer por uns quer pelos outros.
Assim, por exemplo, o que o professor escrever no quadro pode surgir automaticamente nos ecrãs dos computadores pessoais dos alunos. E caso o docente considere interessante o trabalho de determinado aluno, pode igualmente, através do quadro, mostrá-lo a toda a turma. Mais: para ver o andamento dos trabalhos, o docente já não precisa de se deslocar até às carteiras, podendo fazê-lo através do seu próprio computador."

Para além destas funções também permite que um aluno que esteja doente assista à aula da sua casa. E também deixa de ser necessário levantar o dedo. Quando o aluno quer participar na aula ou fazer uma pergunta basta clicar numa tecla do Magalhães e aparece no computador do professor o nome e a foto do aluno.
Na reportagem da RTP também fizeram uma série de perguntas às crianças que já usam esta tecnologia e elas estavam a adorar. Uma delas dizia que agora era muito melhor porque já não precisavam de escrever à mão, podiam fazer tudo no computador.

Aonde é que isto vai parar? Qualquer dia já ninguém conhece a palavra manuscrita. O que me preocupa é que ainda há muitos nomes de descobridores portugueses para "baptizar" mais inovações tecnológicas. O que é que virá a seguir?

3 comentários:

aespumadosdias disse...

As novas tecnologias podem revolucionar o ensino e não as medidas do governo. Infelizmente aind são poucas as escolas com estas tecnologias.

Cristina Ribas disse...

Concordo inteiramente com o conteúdo do post! E, além disso, penaliza a comunicação e a relação! Deixar de se pôr o dedo no ar para falar é bom?!...

turma3g disse...

Devo dizer que desde o início deste ano letivo trabalho com a plataforma Camões na sala de aula e que jamais os meus alunos deixaram de escrever. Pelo contrário. Na plataforma existem quadros específicos para os diferentes tipos de aulas e, inclusive, para ensinar a fazer uma caligrafia correta (iniciação à escrita).
É, sem dúvida alguma, uma mais valia na Educação bem como um instrumento de trabalho que permite ao professor controlar, por completo, a turma e ter a certeza de que os alunos não passaram do quadro "algo" incorreto, como tantas vezes acontecia.
Tudo o que é feito no quadro interativo, na plataforma Camões, está simultaneamente a aparecer nos Magalhães dos alunos.
Por outro lado, não é verdade que penalize a relação e a comunicação entre professor/aluno, ajuda sim a não haver dispersão e a um maior envolvimento num trabalho coletivo.

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails