sábado, 25 de abril de 2009

35 anos de Liberdade

35 anos passaram sobre a madrugada em que os portugueses conquistaram o direito a serem livres. Muita coisa mudou desde então. Agora todos nós podemos votar livremente (e adivinha-se abstenção de 80% nas eleições europeias), podemos dizer livremente o que pensamos (e cada vez aumenta mais o número de jornalistas processados), a Educação é acessível a todos (e os alunos transitam de ano sem aprender grande coisa), colocou-se esperança na classe política (e o resultado é o que se vê). Sim, o país recuperou do atraso a que foi sujeito durante 40 anos de ditadura mas será que os todos os portugueses vivem melhor? O que fizemos da liberdade que nos deram? Seremos, realmente, livres? Pelo menos podemos cantar, pela madrugada do 25 de Abril de 2009, com os Xutos "Senhor Engenheiro, dê-me um pouco de atenção" e esperar que alguém nos ouça...

3 comentários:

Jorge Freitas Soares disse...

Olá

A diferença entre esta época e aquela que terminou em Abril de 1974, é que nesta, nós podemos fazer algo para mudar tudo isto... naquela não podíamos... nesta podemos falar todos a uma só voz e dizer basta, naquela, forma preciso tanques de guerra e armas, com flores, mas armas, para que algo mudasse.

Tens razão em tudo o que dizes... mas sem duvida que aquela revolução cumpriu os seus desígnios, fazer de nós um povo com opinião..... , não nos ensinou foi a utilizar com proveito tudo isso... mas isso não é culpa da evolução... é culpa de cada um de nós.

Jorge

aespumadosdias disse...

As coisas mudaram muito nestes anos.Umas coisas para melhor outras para pior.

blue eyes disse...

Antes ia-se preso simplesmente por falar... hoje já não, mas também já não se vai preso por roubar, por matar, violar, etc e tal. Antes ninguém ousava roubar, e era-se punido severamente até por pequenos delitos, hoje cometem-se as maiores barbaridades e sai-se mais depressa da cadeia/tribunal que o tempo que o pobre do polícia leva a preencher a papelada da detenção. De facto há mais liberdade, mas também há liberdades que antes não existiam, e que minam o que podia ser um país mais bonito e agradável de se viver, já para não falar na classe política que é de longe a pior... porque são esquemas de corrupção, saques ao povo e nós a ver e a deixar, e cada vez a vermos os nossos direitos como cidadãos democráticos serem-nos deturpados, e interpretados consoante dá jeito ao Governo. Já se levam jornalistas a depor, já se censuram as imagens de carnaval... Não tarda nada voltamos á época anterior, mas em piores condições, pois agora há mais sanguessugas a governar... e mais ladrões na rua para nos assaltarem e levarem o pouco que temos.

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails