segunda-feira, 20 de abril de 2009

Lutar por um filho

Ontem de manhã estive a ouvir a repetição da Reportagem TSF Sementes de Esperança. Nessa reportagem ouvem-se testemunhos de casais inférteis e de especialistas (médicos e psicologos) que trabalham com estes casos. Umas são histórias de sucesso, outras de esperença, outras de desânimo e outras ainda de coragem. Estas pessoas sentem a vida suspensa, vivem em função desse filho que não chega. Casamentos que se desfazem e outros que param a tempo de evitar a separação. O drama é grande e existe. Para além da vontade de cada um em ser pai e mãe há ainda a sociedade que pressiona, que pergunta:"então quando é que têm filhos? Já estão casados há tanto tempo!". Por isso muitos casais vivem esse problema em silêncio porque não querem que os outros os olhem com pena, não querem sentir-se mais coitadinhos do que já se sentem sozinhos. Mas agora pergunto eu, o que é que comanda o desejo de ter filhos? Porque é que há tanta gente que diz que não se sente realizada se não tiver filhos? É só para nos reproduzirmos que estamos cá? Não há outra maneira de ter uma vida fértil? Quem não tem filhos, por impossibilidade ou por opção, tem menos hipóteses de ser feliz? Porque é que a sociedade nos impõe viver de uma só maneira? Para mim há inúmeras maneiras de ser feliz, só ou acompanhada, com ou sem filhos...
Esta manhã a Ministra da Saúde anunciou medidas de apoio aos casais inférteis; aumento da comparticipação nos medicamentos e o programa provisório de encaminhamento dos casais em lista de espera há mais de um ano. Vamos ver como corre.

5 comentários:

Miepeee disse...

Obviamente que as pessoas podem ser felizes sem terem filhos, tudo depende se e essa a vontade e se for nao tem que ser olhados de lado pela sociedade so porque nao seguem os padroes daquilo que se considera ser normal, se e que nao ter filhos e ser anormal.
Quanto a mim a dada altura queria ter filhos (ainda quero) mas nao porque a sociedade espere isso de mim,mas porque ha algo em mim que me chama, chama-lhe instinto ou outra coisa qualquer.
Por exemplo quando ha criancas na rua elas vem ter comigo, parece que tenho um dom para com elas.
Nao sei explicar melhor.
Quanto aos casais que querem filhos e nao conseguem, que tal a adopcao? Tanta crianca rejeitadaque precisa de amor e carinho. Ter filhos nao e apenas andar de barriga para mostrar as amigas mas sim amar incondicionalmente uma crianca tenha ela sido gerada por nos ou por outra pessoa. No fundo somos todos humanos ou nao?
Beijinho e uma boa semana.

Rain Sister disse...

Bem, eu conheço homens e mulheres cujo o grande sonho é mesmo serem pais e mães. Mas isso são desejos próprios e há quem lute mesmo por aquilo que sonha. Agora ter filhos só porque a sociedade manda...

aespumadosdias disse...

O pior é quando querem ter filhos para salvar o casamento...

stiletto disse...

Espuma

Quando esse é o motivo, o efeito costuma ser exactamente o inverso

Brigitte disse...

Tenho muita pena de quem quer ter filhos e não consegue, o nosso estado devia incentivar à subida da taxa de natalidade, mas não, faz o contrario, mas se ter um filho tem que se pagar e bem!

:)

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails