quinta-feira, 16 de abril de 2009

Ser mulher

Ser mulher tem coisas muito boas como, por exemplo, a possibilidade da maternidade. Infelizmente da sua condição feminina também fazem parte certas patologias graves como cancro do colo do útero e o cancro da mama.

A maior parte dos casos de cancro no colo do útero têm relação directa com as infecções provocadas pelo virus do Papiloma Humano. Nos últimos tempos temos ouvido falar muito deste virus porque já há vacina disponível para alguns serotipos deste virus (os virus não são todos exactamente iguais). Visto isto não se pode pensar que a vacina evita o rastreio periódico através da citologia ou exame de Papanicolau.

Ontem manhã, lá na farmácia, reparei por acaso num cartaz do Movimento Vencer e Viver que faz parte da campanha de sensibilização Jovem com Cancro da Mama.O cartaz chama a atenção para o acto de que o cancro da mama também aparece em mulheres jovens mas que isso não as impede de continuar a sonhar e que a doença não é sinónimo de morte iminente. Quando detectado a tempo o cancro da mama pode ser ultrapassado. Não podemos esquecer que "ataca" um dos símbolos da feminilidade tão importante para cada uma de nós mulheres. O cartaz publicita o site Jovem com Cancro da Mama. O site é muito interessante e permite esclarecer dúvidas, dar informações úteis, ler testemunhos de jovens que já passaram por esta situação e encontrar algum apoio para enfrentar uma situação tão difícil.

Eu sei que ninguém gosta de pensar em doenças mas preveção e detecção precoce continuam a ser os melhores remédios.

1 comentário:

Brigitte disse...

O meu cantinho tem um desafio para ti!!!
Passa por lá...

:)

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails