sexta-feira, 1 de maio de 2009

Genéricos de graça

(imagem retirada da Internet)



Aqui há dias, parece-me que foi no dia 23 de Abril, o Primeiro-Ministro, José Socrates anunciou mais uma medida de combate à crise. Desta vez, o anúncio dizia respeito aos medicamentos. Parece-me que o Estado vai passar a comparticipar a 100% os medicamentos genéricos para os utentes que tenham rendimentos inferiores ao ordenado mínimo nacional. Esta comparticipação começará um mês depois daquela data. Obviamente que esta até é uma medida positiva no entanto levanta-me algumas questões. Primeiro que tudo, os programas informáticos terão de ser adaptados para que as farmácias possam aplicar esta compartipação e não sei se isso se consegue azer num mês. O orçamento para a área da saúde vai ter que ser rectificado porque a despesa vai aumentar e já se sabe que o orçamento da saúde é uma dor de cabeça para qualquer governo. Para que esta medida tenha, realmente, exito na diminuição dos gastos com medicamentos destes utentes é preciso, primeiro que tudo, que os médicos prescrevam medicamentos genéricos e que os utentes os queiram tomar já que a maior parte dos utentes abrangidos são utentes idosos para os quais os medicamentos genéricos ainda são complicados de aceitar. Quantas vezes eu ouço, de alguns idosos, "Nâo me dê desses medicamentos modernos"...
Bom mas eu lembrei-me de falar sobre este assunto porque, para além de me já terem feito perguntas sobre o assunto, há dois dias atrás aconteceu-me uma coisa engraçada enquanto atendia um utente. Como se sabe muitas pessoas não ouvem bem todos os pormenores das notícias. Neste caso poucas pessoas se aperceberam de que a medida só seria aplicada ao fim de 1 mês e foi isso que aconteceu neste caso. O senhor em questão, um idoso de 80 anos muito amoroso e cheio de boa fé, trazia consigo a declaração enviada pela Segurança Social com os seus rendimentos. Ele pensava que era preciso mostrar para lhe fazermos o tal desconto de 100%. Lá expliquei ao senhor que isso não se seria preciso já que o seu cartão de utente já tem essa informação e também que a medida ainda não estava em vigor. Acho admirável que uma pessoa que já viveu mais de 80 anos, que já viu tantas mudanças no país, que já viu tantas promessas que não foram cumpridas ainda acredite nos políticos. Espero que não o decepcionem.

1 comentário:

aespumadosdias disse...

O estado ganhou muito dinheiro com o aparecimento dos genéricos pois passaram a pagar menos valor das comparticipações. Quanto aos idosos é pena que por está altura surja sempre este tipo de novidades por causa dos votos.

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails