segunda-feira, 8 de junho de 2009

Verdadeira Vencedora: Abstenção


Nestas eleições europeias, a abstenção atingiu valores recordes. 6049045 portugueses não compareceram nas mesas de voto o que corresponde a uma abstenção de quase 63%. Nas conversas que vou tendo apercebo-me de que as pessoas mais velhas, que conheceram a realidade de viver em ditadura, raramente se abstêm. Os jovens, que sempre viveram em democracia, é que engrossam os números da abstenção.


A abstenção é sempre muito elevada nestas eleições europeias, parece que os portugueses acham que a Europa é qualquer coisa que está muito longe e que não influencia o seu dia-a-dia. Não podem estar mais enganadas. As leis e medidas que o parlamente nacional elabora dependem, em muitos casos, daquilo que é decidido no parlamento europeu. Sendo assim é extremamente importante quem é que nos representa por lá.


Os partidos políticos deviam fazer uma análise profunda para perceberem aquilo que devem mudar e melhorar para que as pessoas se preocupem mais em votar. Os portugueses estão desiludidos com a política. O que se puderá fazer para que os portugueses percebam que votar é a melhor maneira de expressar aquilo em que se acredita?

3 comentários:

Brigitte disse...

Votar não deixa de ser um dever civico e ninguem se deveria de esquecer disso, independentemente do estado do seu voto (em branco ou nulo).

Boa semana
:)

aespumadosdias disse...

Vote quem quer. Marimbemo-nos para quem não vota.

blue eyes disse...

E os que não votam geralmente são os que mais reclamam... Eu voto sempre e nunca reclamo da escolha que fiz, mesmo que me venha a desiludir, afinal quando voto, faço-o de cosnciência, portano não há que reclamar, os políticos é que são como o feijão frade.

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails