sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A saga de Caster Semenya

O Jorge Soares, do O que é o jantar?, na sequência de um comentário que fiz no seu post Caster Semenya, o que define que alguém é uma mulher?, teve a simpatia de me enviar o link para esta notícia do Público. Não posso deixar de sentir compaixão por este ser humano, seja homem ou mulher. Caster Semenya tem identidade feminina mas, tendo em conta os resultados destes testes, de certeza que já tinha percebido que era uma mulher diferente. Imagino que ao longo da vida não se tenha sentido muito bem na sua pele. Mesmo assim, Casper consegue encontrar o seu lugar na sociedade, destaca-se no atletismo, representa o seu país e conquista uma medalha de ouro. A alegria desta conquista é manchada por estes exames, este esmiuçar da sua privacidade e agora por todo o mundo se fala da sua condição de pseudo-hermafrodita e dizem que é uma mulher mas não a 100% mas também não é um homem já que os orgãos exteriores e a identidade é feminina. Para além desta devassa da sua vida privada ainda a fazem posar para uma revista com um visual que, de certeza, não seria o que ela escolheria. Percebe-se perfeitamente que ela está a representar um papel que não é o seu. Será que já alguém pensou o sofrimento que toda esta situação lhe causa a ela e a toda a sua família? Espero que ela conserve a medalha e que possa encontrar o seu lugar no atletismo. Seja homem ou mulher, é um ser humano com sentimentos...

2 comentários:

Jorge Freitas Soares disse...

Olá

Não fui eu que te enviei o link... era para falar de novo sobre o assunto hoje, mas não deu... de todos modos, o que expressas neste teu post é o que eu penso sobre o assunto.

Ser homem ou mulher está além da aparência física, e até dos cromossomas, num programa de rádio numa emissora espanhola, um especialista dizia que existem seres humanos com dois cromossomas x e um y, como catalogariamos alguém assim?

Concordo contigo, de que serve tudo isto?, somos o que sentimos.

Jorge

aespumadosdias disse...

Será que ninguém na África do Sul não sabia que ele era diferente. Quiseram foi ganhar medalhas.

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails