terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Dia da restauração


Se não fosse por um punhado de portugueses corajosos, hoje não seria feriado e estaríamos todos "hablando" castelhano. Em 1640, os portugueses não quiseram mais ser oprimidos pelos espanhois e restauraram a sua completa independência colocando no trono, D. João IV, que era Duque de Bragança. E assim continuamos a ser um país independente...


Mas se formos ao supermercado, a fruta e os legumes são espanhois. Nos centros comerciais, a roupa e os sapatos são espanhois. As multinacionais abrem sucursais ibéricas, têm o mesmo director para a península ibérica. Estamos quase a construir a linha de comboio de alta velocidade para chegar mais depressa...e aonde? A Espanha... Quer-me parecer que somos mais espanhois hoje do que a 30 de Novembro de 1640.

3 comentários:

stiletto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
aespumadosdias disse...

Eu cá não me importava de ser governado pelo Zapatero.

blue eyes disse...

Eles só estão mais á frente devido á guerra civil no século passado, que depois lhes trouxe a reconstrução e mais modernidade, porque de resto estariam iguais a nós. Creio que também tem pessoas com mentalidade mais moderna mas isso é o reflexo dessa mesma guerra civil, que serviu para abertura de mentalidades, para mexer com o país, embora ainda tenham por lá muitos, mesmo muitos, "broncos" e gente com mentalidade com dois séculos de existência, que nem sabem onde fica Portugal, e outros que acham que somos ums província deles.
De resto o desemprego lá é muito mais alto que por cá, e confesso que gosto muito mais de ser "tuga".
Abençoada Restauração, que serviu para nos devolver a independência, pena é a mentalidade ter-se ficado por aí... em 1640.

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails