domingo, 24 de janeiro de 2010

Turista acidental...

Embora não seja a pessoa mais viajada do mundo, tenho tido a sorte de conhecer já algumas cidades estrangeiras, Londres, Washington, Nova Iorque, Berlim e por aí fora. Já estive em museus nalgumas dessas cidades. Já passeei pelos jardins, pelas ruas mais típicas. E se eu, um dia, andasse por Lisboa como se fosse uma turista? Por quantos museus já passei sem nunca ter entrado?! Quantos parques e jardins há por aí e que eu nunca percorri? E quem diz Lisboa, diz qualquer outra cidade de Portugal. Se eu já andei por cidades a km daqui porque não experimentar a ser turista no meu próprio país?! Quantos já visitaram o Louvre ou o Metropolitan Museum de Nova Iorque e nunca entraram no Museu da Gulbenkian ou no Museu de Arte Antiga? Eu, por acaso, não conheço os primeiros mas já estivenos dois úiltimos. A Fundação Gulbenkian é, mesmo, um dos meus locais favoritos em Lisboa. Um dia gostava de percorrer cada ruela de Lisboa, cada recanto, cada bairro, subir ao Castelo, descer à beira rio tal e qual uma turista... em vez de passar por Lisboa a correr a caminho de uma formação ou daquela loja para as compras de Natal.

5 comentários:

aespumadosdias disse...

Eu cá adoro passear pela minha Lisboa.

Jorge Freitas Soares disse...

Completamente de acordo, há tanto que ver e conhecer no nosso país... e a Gulbenkian também é um dos meus lugares preferidos em Lisboa...

Boa semana
Jorge

blue eyes disse...

Realmente na minha cidade conheço pouco como turista, para além das praias e da serra, e sei que tem zonas históricas bonitas.
Na minha terra conheço um pouco melhor, se bem que há uns bons anos que não vou ao castelo mais bonito de Portugal, o Castelo de Palmela. Se não conheces, aconselho-te a visitá-lo no Verão, quando o tempo está limpo, para que as vistas sejam desfogadas, e com uns bons binóculos consegues ver para além do que consegues imaginar. Na torre consegues ver a uma distância muito longa num raio de 360º. O castelo de Palmela foi de importância vital na reconquista de Portugal aos mouros, pela sua localização estratégica, e pela vista da torre, que permitia como referi anteriormente, ver até onde nem imaginamos. D. Afonso Henrique fez do nosso castelo a sua casa por muito tempo. Vale a pena um visita ao castelo, à Pousada inserida no seu interior, à vila de Palmela, ás vistas do castelo e do miradouro, aos moinhos, às adegas... e tudo nesta região vale a pena a visita, passando depois para a cidade se Setúbal, e... olha, venham cá, não se arrependem. Em caso de necessidade, conheço o dono de um moinho restaurado como habitação, no miradouro de casatelo, a quem posso dar uma indicação para preço de amigo, caso queiram ficar um fim de semana para conhecer a região. Também há por cá museus, casas de cultura, igrejas, palácios... Venham!

Kika disse...

Há tanto sitio lindo pelo nosso Portugal. às vezes também penso isso...

Pinkk Candy disse...

olá

às vezes também tenho chegado a pensar que conheço melhor certas cidades fora de Portugal, do que por cá! mas...enquanto não me importar com isso, não faz mal, quando sentir vontade, logo vou à 'descoberta' de Portugal xD

XOXO

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails