terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Em busca da felicidade

Uma das minhas paixões é a leitura. Aproveito todos os tempos livres para ler um bocadinho. Ultimamente tem havido alturas em que devoro livros mas noutras ocasiões há livros que devem digeridos. Não sei se já repararam mas o livro de cabeceira ainda é o mesmo há vários dias. Um dos motivos é que, na semana passada, andei adoentada e não nem tinha vontade para pegar no livro. Para além disso, este livro reune dez histórias, não é um romance logo lê-se mais devagar. Uma história tem que ser "mastigada" e "digerida" até se passar para a seguinte. Comprei-o num dia muito pouco feliz mas o título chamou-me a atenção. Não gostei de todas as histórias da mesma maneira, Uma das que gostei mais foi "A felicidade deles" de Patrícia Reis. A história começa por retratar o céu como uma sala com vários operadores que vão controlando a vida dos "outros" através de computadores. Deus segue a vida de algumas pessoas, em especial. Uma dessas pessoas é a jovem Teresa cuja única ambição é ser feliz e ensinar a sua mãe a ser feliz depois de anos de infelicidade...
"Deus sentiu um aperto no peito. A menina-mulher disse
Estamos sempre sós, mãe. Sempre. Mas estamos sempre juntas, não é? E agora vamos ser felizes.
E o que é ser feliz?
Vamos fazer uma lista. Ser feliz é o arroz-doce que vamos comer ao jantar. Ser feliz é o conjunto de lençóis brancos que vais estrear hoje na tua cama de solteira. Seres feliz é saberes que estás aqui.
Onde é que tu descobriste essas coisas? Essas ideias?
Nos livros. Quando quiseres estar triste e chorar dou-te livros para chorares, Na vida vais ser feliz.
Assim de repente?
Assim de repente."
E está tudo dito...

4 comentários:

Jorge Freitas Soares disse...

Olá

Nos livros aprende-se tantas coisas... até a ser feliz.

Não sei se conheces o Clube de Leitura (http://oprazerdeler.blogs.sapo.pt/) gostava de copiar este post para lá, posso?.. melhor, como gostas de ler, que tal participares?

Basta colocar um post de vez em quando, sem obrigações, ao teu estilo e quando te apetecer... que tal? animas-te?

Jorge

stiletto disse...

Jorge, já fui espreitar o Clube de Leitura e adorei. Vou inscrever-me. Sim, se quiseres podes copiar este post para lá, não há problema. Ah, é verdade e muito obrigada pelo convite.

blue eyes disse...

A vida nem é complicada, somos nós que a complicamos!(digo eu, cheia de esperança...)
:)

Jorge Freitas Soares disse...

Já lá está, obrigado.... e fico à espera da tua inscrição... mesmo

Jorge

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails