sexta-feira, 4 de junho de 2010

"Catarina de Bragança" de Isabel Stilwell


Como diz no subtítulo, este livro conta a história de coragem de uma infanta portuguesa que se tornou rainha de Inglaterra. Catarina nasceu filha de um duque mas, aos dois anos, tornou no rei de Portugal, D. João IV. Cresceu num país em turbulência e lutando para manter a independência. Chorou a morte de entes queridos. Sonhou com o homem que lhe estava destinado e apaixonou-se sem sequer o conhecer. E em vez de viver uma linda história de amor, sofreu muitas desilusões mas nunca deixou de o amar.
Sinopse:
"Com 23 anos a infanta Catarina de Bragança, filha de D. Luísa de Gusmão e de D. João IV, deixou para trás tudo o que era querido e próximo para navegar rumo a uma vida nova. No coração um misto de tristeza e alegria. Saudades da sua Lisboa, de Vila Viçosa, do cheiro a laranjas, dos seus irmãos que já tinham partido deste mundo e dos ficavam em Portugal a lutar pelo poder. Mas os seus olhos escuros deixavam perceber o entusiasmo pelo casamento com o homem dos seus sonhos, Charles de Inglaterra, um príncipe encantado que Catarina amava perdidamente ainda antes de o conhecer.
Por ele sofreu num país do qual desconhecia a língua, os costumes e onde a sua religião era condenada. Assistiu às infidelidades do marido, ao nascimento dos seus filhos bastardos enquanto o seu ventre permanecia liso e seco, incapaz de gerar o tão desejado herdeiro. Catarina não conseguiu cumprir o único objectivo que, como mulher e rainha, lhe era exigido. Se ao menos não o amasse tanto!, pensava nas noites mais longas e tristes..."
Isabel Stilweel conduz-nos ao longo da vida desta mulher pequena em estatura mas grande em coragem e força. A autora faz-nos sentir as alegrias e as dores de Catarina como se fossem nossas. Um maravilhoso romance histórico...

3 comentários:

Mari Amorim disse...

o vento afaga
o cabelo das velas
que apaga
Bom final de semana,
Boas energias sempre!
Mari

Nokas* disse...

Eu li este romance e ameiiiiii =)
É fantástico, agora queria ler o mais recente romance histórico da Isabel, sobre D. Amélia!

Sofia disse...

Eu também adorei o livro!
Fiquei fã da nossa Catarina de Bragança:9

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails