sábado, 19 de junho de 2010

Luto nacional

Hoje cumpre-se o primeiro de dois dias de luto nacional decretado pelo Conselho de Ministros pelo falecimento de José Saramago. Goste-se ou não se goste, José Saramago foi Prémio Nobel da Literatura e é um símbolo de Portugal no estrangeiro. Daí o luto nacional e o funeral de Estado a que José Saramago terá direito. Para quem já leu tantos livros como eu, e que faz da leitura um passatempo ou mesmo um vício, é uma vergonha dizer que nunca li livro nenhum de José Saramago. O único contacto que tive com a sua obra foi o filme baseado no seu "Ensaio sobre a cegueira", uma história dramática e pesada. Inevitavelmente, terei que ler para alargar os meus horizontes literários. Um facto que achei curioso foi Lanzarote, terra adoptiva de José Saramago, ter decretado 3 dias de luto regional enquanto Portugal, onde ele nasceu, só decretou 2 dias de luto nacional. Afinal ele era português ou espanhol?!

3 comentários:

Fernanda Barata disse...

Para começar a ler Saramago sugiro-lhe, como é óbvio, o Memorial do Convento. Como por certo vai gostar, poderá continuar com O Ano da Morte de Ricardo Reis. De uma só vez (re)visitava, também, Fernando Pessoa.
Melhor que os dias de luto é ler a sua obra.
Fernanda

Unknown disse...

Olá! O Saramago era daqui da minha Aldeia - Azinhaga!

Realmente também confesso que me senti uma inculta, por nunca ter lido nenhuma obra daquele que ganhou o Prémio Nobel da Literatura... Mas já ouvi dizer que a leitura e um pouco massadora, vou experimentar primeiro o filme.

aespumadosdias disse...

Grande português. Foi bonita a homenagem dos lisboetas.
Aconselho-te o "Levantado do chão".
Como dizia o povo no cemitério "A luta continua!"

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails