segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Halloween ou Pão por Deus


Ontem à noite, os miúdos aqui da zona andaram por aqui a pregar sustos. Não sei se ganharam alguns doces ou se só pregaram sustos. Tocaram à campainha mas como não estava preparada não abri a porta, nem eu nem ninguém aqui do prédio. Ainda andaram muito tempo pela rua a rir, a gritar e a correr. Esta manhã, quando passeava à beira-mar, alguns miúdos pediam Pão por Deus. Fico quase sem perceber qual é a tradição mais enraizada nas nossas crianças. O cinema e as séries norte-americanas e mesmo a escola acabam por mostrar mais o Halloween, a noite das bruxas, que se festeja na noite de 31 de Outubro em que as crianças se vestem de modo assustador para tentarem ganhar guloseimas ou pregarem sustos quando os doces não aparecem. O Pão por Deus consistia nas crianças andarem de porta em porta no dia 1 de Novembro pediam o tal Pão por Deus mas, antigamente, recebiam-se principakmente frutos secos porque as guloseimas não abundavam. Eu nunca fiz nm uma coisa nem outro, era o meu pai que me comprava as guloseimas. Lembro-me de comer aqueles rebuçados brancos embrulhados em papel vermelho, as Bolas de Neve... Outros tempos...

1 comentário:

Kika disse...

Eu fui uma ou duas vezes pedir pão-por-Deus. Aqui onde moro a tradição é pedir "o bolinho" e está mais enraizada. Mesmo assim, não é de todo o que era!

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails