domingo, 14 de novembro de 2010

O Luxo e os meus pequenos luxos


"Na verdade sou rico, visto que o meu rendimento é superior às minhas despesas e as minhas despesas são iguais aos meus desejos." Edward Gibbon



O tema central da REVISTAÚNICA, do Jornal Expresso, desta semana é o Luxo. Tendo em conta a altura de crise e contingência orçamental que o país atravessa é um tema curioso para ser tratado numa das mais importantes publicações portuguesas. O luxo é abordado por vários aspectos, as casas mais caras do país, as joias mais valiosas, a história do luxo com a figura incontornável de Cleópatra. E também uma figura mais recente, Coco Chanel, um dos símbolos universais do luxo. Outro símbolo, os Armazéns Harrods, a catedral londrina do consumo luxuoso, onde fazem compras alguns dos mais ricos do mundo principalmente do mundo árabe... enfim uma série de artigos com o luxo, nas suas várias facetas, como personagem principal.


"O que é para si um luxo?" foi a pergunta feita a alguns portugueses, uns conhecidos e outros anónimos. As respostas foram bem interessantes. Para uns luxo é ter tempo, para outros é viver a surfar, poder pagar "direitinho" todas as contas do mês ou ter uma cama para dormir. A pergunta fez-me pensar o que é um luxo para mim... comprar todas as botas e sapatos que me apetecer, por exemplo, ou todos os livros que conseguir ler ou ainda poder fazer todas as viagens que sonhar...cozinhar com os melhores ingredientes... saborear um vinho excelente... lambuzar-me com um bom chocolate... e comprar as melhores e mais indicadas prendas para todas as pessoas que amo, agora que estamos quase no Natal.


E para vocês, o que é um luxo?

1 comentário:

blue eyes disse...

Para mim luxo seria ter uma casa num farol voltado para o mar, com uma praia à disposição e um terreno com um cavalo negro para dar passeios na praia no Inverno. Tudo o que seja menos que isso, é tão somente aquilo a que tenho direito, mas que a vida teima em não me conceder! :-)

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails