quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Mulheres dos candidatos também andam na campanha

Para mim, exercer o meu direito de voto é essencial. Nos últimos 18 anos, desde que tive idade para votar, só me abstive 2 vezes. Uma das vezes tratava-se de eleições intercalares na minha freguesia e abstive-me porque estava cheia de febre e a outra vez foi por pura preguiça e parece-me que se tratava das eleições para o Parlamento Europeu. Como não é costume abster-me nunca mais me esqueci das circunstâncias.
No próximo domingo somos, novamente, chamados às urnas, desta feita para o Presidente da República. Infelizmente já há muitos anos que não há uma candidata. Lembro-me da única mulher portuguesa que se candidatou a Presidente da República, Maria de Lourdes Pintassilgo, foi em 1986. Nos últimos anos, as mulheres só aparecem por associação com os maridos, os candidatos. Esta noite, o Telejornal da RTP1 apresentou uma reportagem com as mulheres dos 6 candidatos, cada uma no seu estilo.


Estas mulheres têm atitudes muito diferentes desde a presença constante da "veterana" Maria Cavaco Silva até à discrição de Luísa Nemésio, mulher de Fernando Nobre, ou de Leonor Alves, mulher de Francisco Lopes, que mal aparecem. De qualquer modo não deve ser fácil para estas mulheres terem os maridos na ribalta nestes últimos dias e, ainda por cima, têm, muitas vezes, que ouvir comentários bem desagradáveis sobre os homens que escolheram para companheiros de vida.

Agora, votem em quem votarem, não deixem de ir. Votar ainda é a única maneira de expressarmos a nossa opinião sobre o rumo que queremos que o caminho tome.

3 comentários:

Jorge Freitas Soares disse...

E olhando para o panorama da nossa politica,..também não estou a ver quem possa ser a próxima....

Eu também nunca falto... nem sempre é fácil saber em quem votar.. mas votar é muito importante...

Jorge

Sofia disse...

Sem dúvida, eu voto!
Beijinhos,
Sofia

aespumadosdias disse...

As melhores mulheres de presidentes foram sem dúvida Manuela Eanes e Maria Barroso. Nos últimos anos só fazer figura ao pé dos maridos. Coitada da actual que só recebe perto de 800€ de reforma por mês.

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails