terça-feira, 19 de abril de 2011

Já estou com saudades

Ontem cheguei de mais uma viagem, desta vez uma road trip pela Côte d' Azur e pela Provence. Na memória trago os aromas típicos daquela região da França, a lavanda, o famoso Savon de Marseille com variadíssimos aromas, as Ervas da Provence cuja presença na culinária é recorrente. Trago também os sabores dos gelados de Nice (gelado com sabor a lavanda por exemplo) e dos mariscos de Marselha.

As cidades onde passei mais tempo foram Marselha e Nice, embora tenha também passado por Toulon, Saint Tropez, Mónaco, Villafranche sur Mer, Cannes, Aix en Provance e Avignon. Toda a região é lindíssima mas a minha cidade preferida foi, sem dúvida, Nice. A maneira como a cidade parece tão bem conservada, virada para o mar, as ruas estreitas da parte antiga, todo o ambiente da cidade convida ao relax.

É claro que não deixa de ser uma emoção seguir pelas ruas de Monte Carlo, passear junto aos "barquinhos" de Saint Tropez e subir os degraus do Palais des Festivals.

E para terminar, adorei ver os franceses com as baguetes debaixo do braço e, também, os mercados de rua que são espectaculares, cada vendedor com os seus artigos arrumados com muito cuidado e de modo "artistíco". Em Nice, o mercado tem uma particularidade muito interessante já que o espaço é dividido entre os vendedores e os restaurantes daquela praça. Durante o dia estão lá as bancas do mercado e durante a noite estão por lá as mesas das esplanadas cheias de pessoas animadas. Os mercados que encontrei estavam repletos de pessoas a fazerem compras. Curioso, também, foi o facto de os barcos de luxo com bandeira portuguesa que encontrei nos vários portos que visitei serem todos de uma região específica do nosso país... não eram de Cascais nem de Vilamoura mas sim... da Madeira. Será coincidência?!


Toda a "reportagem" aqui

2 comentários:

blue eyes disse...

"não eram de Cascais nem de Vilamoura mas sim... da Madeira. Será coincidência?!" Off-shore?
Deve ser uma região muito bonita, afinal está virada para o Mediterrâneo! Eu espero aportar em Villefranche, quando fizer o meu cruzeiro Rota do Princípes rumo a Itália.
Gelado com a sabor a lavanda, parece algo muito zen.
:-)

Dylan disse...

Era uma das minhas viagens de sonho. Qualquer dia, quem sabe.

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails