sábado, 28 de maio de 2011

Eu vi um sapo pelos Velvet Carochinha



Eu ouvi falar deste Grupo Vocal, vindo das Ilhas da Bruma, na Rádio Comercial mais precisamente na rubrica "Caderneta de Cromos" do Nuno Markl. Este destaque valeu-lhes o "reconhecimento" nacional. A página de fãs do Facebook já tem mais de 9000 seguidores, já foram entrevistados por um canal de televisão generalista, já tiveram contactos para espectáculos e para gravarem um disco. Os puristas da música criticam a utilização de "clássicos" da música pop e rock dos últimos anos. Não constitui, propriamente, uma grande novidade, nos anos 80 já houve grupos juvenis (Onda Choc, por exemplo) que gravaram músicas estrangeiras com letra em português. Para mim o que torna o projecto encantador é terem juntado estas músicas com músicas infantis populares, e não só, como "Atirei o pau ao gato", "O Areias", a "Saia da Carolina" e este "Eu vi um sapo".

Os Velvet Carochinha iniciou-se no universo escolar (uma escola EB2,3) como explicam nas introduções aos seus vídeos (embora sem imagem) do Youtube:

"O Grupo Vocal da Escola Básica 2, 3 da Maia (São Miguel - Açores), iniciou-se em Setembro de 2010 com o intuito de aumentar a oferta de actividades musicais nesta mesma escola. Actualmente é contituído por 18 elementos com idades entre os 10 e 13 anos. A principal actividade neste ano lectivo foi a criação do espectáculo "Velvet Carochinha", onde as tradicionais músicas infantis receberam uma nova "roupagem" com base nos grande hits da música rock. AC/DC, Queen, Nirvana e Led Zeppelin, entre outros, conheceram as fantásticas personagens do imaginário infantil português, dando origem a um programa de recordações únicas."





Escolhi esta música para "ilustrar" este post porque, por um lado, sempre gostei muito desta música dos Scorpions e, por outro lado, nunca fui muito à bola com a versão original do "Eu vi um sapo", irritava-me um bocadinho a vozinha fininha da Maria Armanda (que eu saiba nunca mais cantou, tomou chá de sumiço). Digam o que disserem eu acho este projecto muito amoroso, se tivesse tido estas actividades quando andavam na escola perceberia muito mais de música.

1 comentário:

Sofia disse...

Não conhecia...!
Beijinhos,
Sofia

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails