quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Pelos caminhos da Croácia (III) - O regresso

A semana na Croácia passou a correr e já cá estou de novo.


A Croácia impressiona... Impressiona quando olhamos para a sua história, principalmente a mais recente, e vemos como o país se conseguiu reerguer das cinzas da guerra e mostra as suas belezas arquitectónicas, recuperadas da guerra, em todo o seu esplendor. Impressiona pela sua paisagem espectacular em especial no litoral. De um lado montanhas enormes e do outro o mar, e entre os dois, em todos os cantos, os croatas encontram um espaço para fazerem uma praia. Como já disse aqui, as praias do mar adriático são muito diferentes as nossas. Em vez da nossa areia dourada e fina encontramos seixos redondos, uns grandes outros pequenos mas, tendo em conta o calor que estava, foi delicioso banhar-me naquelas águas transparentes.


Outro local maravilhoso, desta vez no interior, é o Parque Nacional dos Grandes Lagos de Plitvice. A natureza aliada à organização. Cascatas maravilhosas, lagoas lindas, caminhos muito bem assinalados, comboios e barcos electricos que nos levam de um ponto ao outro. O hotel era mesmo dentro do parque, da varanda do quarto quase que podia "tocar" o cantar dos pássaros.



Como o post já vai longo, vou só destacar o dia em que aproveitei para conhecer um cantinho de um outro país, Montenegro. Aqui aproveitei para ver os seus fiordes e a cidade de Kotor. Para saberem o que são fiordes podem passar por aqui. Eu associava os fiordes às paisagens geladas dos países nórdicos. O gelo é, realmente, interveniente na sua formação mas os fiordes existem noutros pontos do mundo como aqui no Montenegro. E são fabulosos... A ideia era ir até uma cidade mediaval muito bem conservada, Kotor, mas, para ser sincera, para mim foi mais importante o caminho para lá chegar do que conhecer a cidade em si.


E fico por aqui. Só me resta agradecer ao meu fotógrafo (as imagens são lindas mas o mérito não é meu), ao meu motorista (que guiou sozinho 2000 km), enfim, ao homem com quem partilho esta viagem que é a vida...


1 comentário:

maria disse...

Benvinda stiletto :)

hummmmm...deve estar na moda ir à Croácia, ainda hoje vi fotos lindas de alguém que também lá esteve :)

Se fiquei com vontade de conhecer, agora quero mesmo lá ir :)

Beijinho :)

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails