sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Fruto da Paixão




Só ontem é que tive oportunidade de ver o episódio do Masterchef Portugal do sábado passado. A dada altura são apresentados, ao concorrente Mauro, 3 possíveis ingredientes para uma prova de criatividade cujo tema era o romance. Qual não foi o meu espanto quando o chefe Ljubomir Stanisic dá esta explicação para se considerar o Maracujá como fruto da paixão: "Maracujá, Chamado fruto de paixão por várias razões e pelo sabor, ao mesmo tempo, doce e ácido, Também porque tem que ser partilhado. Quando abrimos um maracujá tem que ser pelo meio e sobram sempre duas metades. É aquilo que é o amor e a paixão, partilha." Ora que palavras bonitas, muito televisivas mas realmente não podia estar mais errado.




A designação de fruto da paixão não tem nada a ver com a paixão entre homem e mulher (ou outras combinações possíveis) mas sim com a paixão de Cristo (no sentido de sofrimento de Cristo). Este nome surgiu quando os missionários europeus conheceram a árvore que dá os maracujás e acharam que a sua flor simbolizava a paixão de Cristo como se explica aqui:

«No livro “Delícias do Descobrimento – a gastronomia brasileira no século XVI” (Ed. Zahar) a autora Sheila Moura explica a associação: “A coroa floral representava a coroa de espinhos, os três estigmas da flor simbolizavam os três cravos que prenderam Cristo na cruz; e as cinco anteras florais, as cinco chagas de Cristo; as gavinhas eram os chicotes com que o açoitaram e o fruto redondo representa o mundo que Cristo veio salvar”. »






Mais uma prova de como a língua portuguesa é tão rica (e traiçoeira), há muitos tipos de paixão.



Já agora só acrescentar que o nome científico desta planta é Passiflora. A espécie comestível chama-se Passiflora edulis. Também existe uma outra espécie, Passiflora incarnata, que é usada em fitoterapia, pelas suas propriedades tranquilizantes. Estas são as 2 espécies mais conhecidas mas existem cerca de 500 espécies diferentes.

2 comentários:

blue eyes disse...

No meu quintal há sempre maracujás todos os anos, e este ano, a produção foi muito boa. Eu uso-os ao natural ou numa tarte fresca muito saborosa. Quando me mudar para a minha casa, se a produção continuar assim, vou certemente dar outros usos aos maracujás, pois eu sou mais aventureira na culinária que a minha irmã, e dou-me ao luxo de inventar, mesmo que isso possa redundar em fracasso. Acho que o uso que há aqui, em casa dos meus pais, é muito básico, e este é um fruto com muitas potencialidades, e com um sabor único, que dá para muito mais que uma tarte.
:-)

triss disse...

Maracuja é um dos meus frutos favoritos, e nao fazia ideia de que "passion fruit" vinha dai:-)

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails