quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Sobre o aumento do IVA.

Este semana ir ao supermercado começou a sair mais caro. Há uma série de produtos que aumentaram devido a terem mudado de taxa de IVA. Realmente, se olharmos para um só artigo, a subida nem se notará muito. O pior é que, somando tudo, o caso muda de figura. Até aí eu entendo que as pessoas se sintam revoltadas. Agora o que eu não percebo é porque é que há tanta celeuma à volta dessas subidas afectarem alguns leites que há no mercado direccionados para as crianças. Os leites que foram afectados por esta mudança são leites "criados" mais por uma questão de marketing do que por uma verdadeira necessidade das crianças tomarem esses leites aditivados. Imagino que os leites aditivados para os adultos (com mais cálcio, por exemplo) estejam a pagar também 23% de IVA. A necessidade destes produtos foi criada, nos consumidores, pelas empresas. Se formos avaliar, a vantagem nutricional por ingerir estes produtos deve ser muito limitada. Nos leites das crianças são adicionados aromas, como a baunilha, ou substâncias adoçantes, por vezes mel, para dar um sabor mais agradável ao leite e fazer com que as crianças não queiram beber leite normal. Uma vez habituadas aquele sabor... Puro marketing e mais nada.

2 comentários:

maria disse...

Mas só agora é que reparaste??? O IVA já subiu para 23% há dois ou três meses, se não estou em erro...

Quanto ao leite tens razão, mas são só os leites com chocolate e afins, aqueles que não fazem falta nenhuma a ninguém...o leite com cálcio, mesmo o especial continua a 6%

Beijinho e Bom Ano :)

blue eyes disse...

Eu fui habituada a leite simples e não o consigo beber... e imagino que muitas crianças passem o mesmo que eu. Não falo dos leites com cálcio, ou outros aditivos como ómega3, mas por exemplo do leite com chocolate, ou com sabor a frutas. Eu só bebo com chocolate ou com café. Eu necessito beber leite por causa da falta de massa óssea, e como não gosto dele simples, tenho de o aditivar. Em casa é simples, um pacote de leite normal, uma embalagem de chocolate ou um café, e a coisa bebe-se. No trabalho, como há duas pausas, a da tarde é feita com umas bolachas, e um pacote de leite com chocolate. Eu gasto por mês, em média uma embalagem de 24 pacotes de leite com chocolate (200ml. E como eu muitas pessoas também não conseguem beber o leite simples. Ora quando o importante é que se beba leite, seja ele simples aditivado, ou mesmo leite de soja, acho que não devia haver diferença para mais no IVA destes leites. Da mesma forma acho que nas latas de conserva de peixe ou de salsichas também não devia haver aumento de imposto. Estamos numa época de crise em que este tipo de alimentos fazem parte do cabaz básico de muitas famílias. Na minha casa por exemplo as latas de atum são compra mensal para vários pratos ao longo do mês, de Verão ou de Inverno. Ainda mais quando as conservas de peixe são na sua maior parte produzidas em fábricas nacionais, que dependem muito do mercado interno para poderem continuar a produzir e dar emprego, bem como o sector pesqueiro também depende em muito destas fábricas.
Este dois produtos, leites, sejam eles quais forem, e conservas de peixe, não deviam sofrer alterações. Os outros tais como os refrigerantes, ou outros tipos de conservas, principalmente as importadas podem sofrer aumentos, pois não fazem parte do cabaz mensal e são na sua grande maioria dispensáveis ou substituíveis por outros mais saudáveis.
O Estado não pode apenas querer dinheiro a qualquer custo, sobrecarregando as famílias,e depois por exemplo taxar os campos de golfe com IVA a 6%, mesmo que venha com a conversa do turismo.
:)

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails