segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ficar em casa, a cuidar dos filhos

Tropecei nesta notícia no facebook. 

"As famílias alemãs que cuidem dos filhos em casa e não os coloquem em infantários ou outros locais, obterão um subsídio do Estado a partir de 2013: 100 euros por cada filho entre os 13 e os 24 meses. A partir de 2014, esse subsídio aumentará para 150 euros mensais por cada filho no seu segundo ou terceiro ano de vida. É o que estipula um projecto lei que o Conselho de Ministros enviou para o Parlamento alemão."

Na continuação da notícia diz-se que esta medida não seria bem recebida porque a ideia de ficar em casa já não é bem aceite pela mulher portuguesa. 
Na minha modesta opinião não se trata só de ser ou não bem aceite pela mulher portuguesa deixar de ter um trabalho remunerado. Já não é fácil sustentar uma família com 2 ordenados (se os dois tiverem, ainda, emprego) quanto mais só com um ordenado. Sim, porque o subsídio alemão também não é grande coisa, convenhamos. 
E, também há outra coisa que não percebo.  Então não eram os alemães que achavam que os portugueses trabalhavam pouco e agora querem dar incentivos às mães para ficarem com os filhos em casa? Sou só eu que acho que isto é um contra-senso?!

Não tenho nada contra as mulheres, ou homens, optarem por ficar com os filhos em casa. Até teria muitas vantagens pelo menos até as crianças terem 3 ou 4 anos porque diminuiria os episódios de doença nas crianças e os pais poderiam acompanhar todos os momentos de crescimento da criança. Não me parece é que haja condições económicas que permitam fazer esta opção.

2 comentários:

Xuxi disse...

Tenho 2 condicoes sine qua non para ter filhos: cesariana e ficar em casa pelo menos 4-6 anos a criar o crianco...nao negoceio nisto.

aespumadosdias disse...

Um LIKE para essa notícia vinda da Alemanha

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails