terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Prémio SPA para José Luís Peixoto




Um dos meus escritores preferidos da actualidade, José Luís Peixoto recebeu mais um prémio. Desta vez foi o prémio para o melhor livro de poesia  da Sociedade Portuguesa de Autores para o livro A Criança em Ruínas. José Luís Peixoto já recebeu vários prémios entre os quais o Prémio José Saramago em 2001 pelo  romance Nenhum Olhar e o Prémio Cálamo Otra Mirada pelo romance Cemitério de Pianos para o melhor romance estrangeiro publicado em Espanha em 2007.  Confesso que a poesia nem é um género literário q que eu dedique muito do meu tempo. Tenho poucos livros de poesia mas não os leio de fio a pavio. Ficam lá quietinhos na prateleira para os visitar de vez em quando. Seja como for não podia deixar de lhe dar os parabéns.

Para celebrar este prémio deixo-vos um dos seus poemas.


fico admirado quando alguém, por acaso e quase sempre
sem motivo, me diz que não sabe o que é o amor.
eu sei exactamente o que é o amor. o amor é saber
que existe uma parte de nós que deixou de nos pertencer.
o amor é saber que vamos perdoar tudo a essa parte
de nós que não é nossa. o amor é sermos fracos.
o amor é ter medo e querer morrer.



                                             José Luís Peixoto in A Criança em Ruínas

1 comentário:

Helena disse...

Um dos meus escritores preferidos também. Merecido o prémio, na minha opinião. Parabéns José Luís :)

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails