quarta-feira, 3 de março de 2010

Bullying, a minha história

Nos últimos dias houve dois acontecimentos que me recordaram a minha própria história. Um adolescente de 12 anos atirou-se ao rio Tua depois de, mais uma vez, ter sido vítima de violência na escola e contaram-me que uma míuda de 15 anos, que conheço desde que nasceu, também se tinha tentado suicidar. A adolescência é, sem dúvida, uma época difícil e lembro-me bem da minha própria adolescência. As crianças e os jovens conseguem ser muito crueís uns com os outros. Quando eu andava no 7º ano também fui vítima de bullying, só não lhe dávamos era esse nome. Passei um mau bocado. Felizmente apaguei da minha memória as coisas mais desagradáveis. Lembro-me vagamente da colega em questão me roubar pulseiras, de me gozar por eu ser tímida, por usar óculos, por ser boa aluna... Também me lembro de a nossa sala de aula ser perto da casa de banho das raparigas e de ela me empurrar lá para dentro e tentar pôr-me a cabeça dentro da sanita e do caixote do lixo. Eu não tive a coragem que o Jorge, do blogue O que é o jantar?, demonstra neste post, ele foi capaz de enfrentar o agressor. Eu nunca a consegui enfrentar mas fui muitos dias a chorar para casa. Para minha sorte, um dia ela mudou de escola e livrei-me dela. Continuei atravessando a adolescência com algum sofrimento agravado pelo perda do meu pai quando tinha 14 anos mas nunca mais encontrei ninguém tão violento como aquela colega. E sempre tive uma grande força interior que nunca me deixou cair numa depressão nem em ideias suicidas mas a verdade é que há muitos jovens que não têm essa força e que escolhem a morte numa altura em que deviam era viver a vida em plenitude.

4 comentários:

Jorge Freitas Soares disse...

Olá

Sabes, é curioso como vou lendo blogs, os comentários dos meus posts, comentários de outros blogs... pelos vistos é mesmo verdade, quase metade das crianças passa por isto alguma vez na vida... não deixo de me perguntar, como é que um problema que afecta tanta gente, tantas crianças que depois são adultos e tem consciência de que isto existe mesmo, não é atacado de uma forma clara e efectiva?

Não ficas a pensar que há algo de muito errado com a nossa sociedade?

Jorge Soares

Almofariza disse...

Por esta e por outros motivos é cada vez mais difícil CRESCER nesta geração.

Acho que no meu tempo, no nosso tempo, as coisas não eram assim tão graves. Hoje vive-se muito mais intensamente e isso revela-se tanto nas coisas boas como nas más.

Lamento muito o que aconteceu a esta menina e lamento ainda mais a dor com que os Pais vão ficar para sempre...

Cadês
Almofariza

Kika disse...

E agora, se calhar se a conhecesses vias que ela se tornou numa infeliz frustrada :P

Pinkk Candy disse...

o bullying sempre existiu, não tinha era este nome, e nem sei se era tão violento como agora, mas são de facto situações muito complicadas, principalmente para os alvos! alguém deveria fazer alguma coisa. esta criança suicidou-se, e muitas vezes quando acontecem crimes em que um miúdo mata colegas e professores deve ser pela mesma razão!
as escolas devem estar mais atentas e ter poder para intervir!
ainda bem que conseguiste sarar essas feridas! :)

xoxo

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails