segunda-feira, 8 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER, 100 anos

Procurando a justificação histórica para a comemoração deste dia, encontrei muita informação embora alguma seja contraditória. Uma das histórias é esta:

"Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. (retirada daqui)"

Noutra entrada diz-se que este acontecimento não passa de uma lenda mas que é uma história de dor, sofrimento e sacrifício que tem acompanhado a luta das mulheres pelos seus direitos. Embora já em Fevereiro de 1909 já tenha sido assinalado o Dia da Mulher, foi só em 1910 que ocorreu a primeira conferência internacional das mulheres e foi aí que foi aprovada a instituição do Dia Internacional da Mulher embora não se tenha estabelecido uma data específica.

O Dia Internacional da Mulher foi muito importante no desencadear da Revolução Russa como se pode ler na Wikipédia:

"Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher foram o estopim da Revolução russa de 1917. Em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo calendário juliano), a greve das operárias da indústria têxtil contra a fome, contra o czar Nicolau II e contra a participação do país na Primeira Guerra Mundial precipitou os acontecimentos que resultaram na Revolução de Fevereiro. Leon Trotsky assim registrou o evento: “Em 23 de fevereiro (8 de março no calendário gregoriano) estavam planejadas ações revolucionárias. Pela manhã, a despeito das diretivas, as operárias têxteis deixaram o trabalho de várias fábricas e enviaram delegadas para solicitarem sustentação da greve. Todas saíram às ruas e a greve foi de massas. Mas não imaginávamos que este ‘dia das mulheres’ viria a inaugurar a revolução”.

Na verdade só em 1975, Ano Internacional da Mulher, é que se fixou o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher para lembrar quer as conquistas sociais, políticas e económicas que as mulheres já fizeram mas também para que o mundo não esqueça que ainda existem muitas mulheres exploradas, discriminadas e violentadas apenas e só por serem mulheres.

Para quem quiser saber mais aconselho a página da ONU referente ao Dia Internacional da Mulher de 2006

2 comentários:

Pepper disse...

Feliz dia da Mulher!

Pod papo - Pod música disse...

Olá! Feliz Dia Internacional das Mulheres.

Beijos

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails