segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Competição infantil







Ontem, como na maioria dos domingos passados na casa do meu namorado, fomos almoçar ao restaurante aqui do prédio. Nos domingos de Inverno, o prato do dia é Cozido à Portuguesa que eu adora mas que acho uma chatice fazer em casa para poucas pessoas já que é preciso um bocadinho disto, um bocadinho daquilo e por aí fora. Apesar de termos ido cedo, o restaurante já estava bem composto e ainda esperavam mais gente. Reparámos que a maioria dos clientes eram meninas da patinagem artística. Aqui perto há um pavilhão gimnodesportivo e quando há competições é habitual os atletas almoçarem neste restaurante.

Depois do almoço, resolvemos ir lá espreitar e ficámos durante um bocado a ver as provas. Admiro muito quem é capaz de se manter em pé em cima de uns patins e ainda por cima levantar uma perna, fazer piruetas enfim. Eu seria incapaz de tal coisa. As meninas que estavam naquela fase da competição eram bem novinhas. Algumas ficaram muito desiludidas, choravam e tudo, quando eram eliminadas. Tenho dúvidas se é saúdavel para estas meninas estarem sujeitas a este stress de competição. Ao olhar em volta apercebi-me que, praticamente, só assistiam familiares das atletas. Estas famílias devem viver os fins-de-semana à volta da actividade desportiva das crianças, ora vão levá-las aos treinos, aos estágios ou correm o país de competição em competição. Será essa a melhor maneira de passar um fim-de-semana em família? Estas meninas serão mesmo felizes com esta actividade? Acho muito bem que os miúdos tenham algum actividade física (bem me teria ajudado quando era miúda e preguiçosa) e que esse hábito se mantenha pela vida activa. Agora tenho muitas dúvidas se a competição será bom para o seu desenvolvimento psico-social.

3 comentários:

Jorge Freitas Soares disse...

Tudo depende da forma como a coisa se encara... há quem leve a coisa a sério e quem leve mais na desportiva.

Há desportos que tem mesmo que ser iniciados nestas idades, se se iniciam mais tarde não tem a mínima garantia de sucesso.. a patinagem será mesmo um destes desportos. A competição tem que fazer parte da aprendizagem.. só passando por isto as crianças interiorizam que não é só brincadeira, a forma como reagem a ela é muitas vezes uma forma de ver se se tem ou não estrutura competitiva..

Lá em casa já tivemos uma experiência destas, o N. fez parte durante algum tempo da classe de competição do Vitória de Setúbal e de vez em quando lá tínhamos de ir a algum lado.. um dia fartou-se nós obrigamos a terminar a época para que ele percebesse que tem que assumir as responsabilidades, mas na época seguinte não o inscrevemos.

Jorge

maria teresa disse...

Algumas são muito felizes mesmo, é um sonho que estão a realizar.
O que se lhes tem de incutir é que nem todas podem ganhar, há que se saber reconhecer que existem pessoas ou podem existir pessoas melhores do que nós... (aplica-se a outros "campos" da vida)
Abracinho meu!

Sofia disse...

Olá linda, adoro cozido à portuguesa, confesso!
Eu acho salutar uma criança ter uma actividade desportiva mas fazer disso o centro da sua vida em detrimento do convivio com os pares ou outras actividades desenvolvimentais é que já acho prejudicial...
Beijinhos,
Sofia

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails