segunda-feira, 11 de julho de 2011

Obras de Santa Engrácia

"Diz a lenda que Simão Pires, um cristão-novo, cavalgava todos os dias até ao convento de Santa Clara para se encontrar às escondidas com Violante. A jovem tinha sido feita noviça à força porque o seu pai não estava de acordo com o amor de ambos.
Um dia, Simão pediu à sua amada para fugir com ele. No dia seguinte, Simão foi acordado pelos homens do rei que o vinham prender acusando-o do roubo das relíquias da igreja de Santa Engrácia, que ficava perto do convento. Para não prejudicar Violante, Simão não revelou a razão porque tinha sido visto no local. Apesar de invocar a sua inocência foi preso e condenado à morte na fogueira. A cerimónia da condenação tinha lugar junto da nova igreja de Santa Engrácia, cujas obras já tinham começado. Quando as labaredas envolveram o corpo de Simão, este gritou que era tão certo morrer inocente como as obras nunca mais acabarem.
Certo é que as obras da igreja iniciadas à época da execução de Simão pareciam nunca mais ter fim. De tal forma, que o povo se habituou a comparar tudo aquilo que parece não ter fim às obras de Santa Engrácia." in Lenda das Obras de Santa Engrácia. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011.

Só para dizer que estou tão farta das obras que andam a fazer na via que tenho que utilizar todos os dias para ir trabalhar. Agora levo 30 min, 45 min ou mesmo 1 hora para fazer o percurso que antes levava um quarto de hora. Já perdi a conta das semanas que esta obra leva, cada vez parecem mais as obras de Santa Engrácia.

3 comentários:

Jorge Freitas Soares disse...

As coisas que a malta aprende contigo :-)

Pensa que não há mal que dure 100 anos.... essas obras vão estar prontas alguma vez.

Jorge

Giuseppe Pietrini disse...

Esses problemas vivenciados, ditos a seguir ao relato da morte violenta na fogueira de Simão Pires... chocaram-me, perdoai a franqueza.

blue eyes disse...

Há uns tempos, num documentário que passava na televisão, fiquei com a sensação que a Igreja de Stª Engrácia ainda não está terminada, e que ainda hoje, há obras por lá, seja lá qual for o motivo das mesmas... um dos motivos apontados foram as alterações ao projecto inicial, entre outras coisas dentro do mesmo parâmetro, tais como segurança da construção, modernização do projecto, etc.
Não sei se fiquei com a impressão certa da obra, que eu não conheço, mas que a expressão assenta bem em tantas coisas neste país, isso é verdade.
:-)

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails