terça-feira, 13 de março de 2012

Antibióticos, resistências e infecções

Já percebi o elevado número de mortes nos primeiros meses do ano. A culpa não é só da austeridade.
Ontem foi um dia de trabalho extenuante com muito receituário e muitas situações de infecções respiratórias e má utilização de antibióticos. Como se não bastasse, a má utilização pelos utentes, como seja não tomarem até ao fim, quererem tomar outra vez o mesmo antibiótico que tomaram da outra vez etc, etc, há dias em que me parece que alguns médicos faltaram às aulas de farmacologia, no dia da antibioterapia. As situações são tão inacreditáveis que eu não resisto a exemplificar:
- O médico chega à conclusão que um antibiótico não está a ser eficaz apenas após 2 tomas e resolve trocar por outro antibiótico já de 2ª linha.
- O médico faz um domícilio a uma criança e prescreve 1 frasco de antibiótico. Tendo em conta a posologia que o médico estabeleceu, o frasco só dura 6 dias (quando devia durar  8/10 dias). O pai telefona para o médico para questionar a aquisição de 1 mais um frasco. O médico diz que pode tomar só 6 dias (!!!!!!!)
- Um utente de 80 anos é atendido no hospital depois de 1 semana de sintomatologia. Diagnóstico de infecção respiratória. O médico prescreve um antibiotico em que a duração do tratamento são 3 dias mas só coloca na receita a embalagem de 2 comprimidos. O acompanhante do doente volta ao hospital para esclarecer a situação.  E o médico diz que é mesmo assim (!!!!).
Mas quando é que os médicos se começam a preocupar mais com os doentes e menos com o facto de perderem a face por admitirem que se enganaram?!
De cada vez que um antibiótico é mal utilizado, não é só a saúde daquele doente específico que está em risco, é a saúde pública que está em perigo.


3 comentários:

maria disse...

Claro que não tem nada a ver com austeridade e muito menos tem a ver com o governo ou o ministro da saúde...

Enquanto tivermos médicos que se julgam os "Maiores", que são incompetentes, que estão impunes e fazem o que querem...dá nisto!
E infelizmente há muitos assim...

Beijinho :)

Almofariza disse...

Como te compreendo cara Colega :/

Cadês
Almofariza

Sofia disse...

Desafio no meu blog :)
Beijinhos,
Sofia

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails