quarta-feira, 27 de abril de 2011

Iogurtes caseiros (cá de casa)


Em casa dos pais do meu namorado há uma iogurteira antiga. O A. já me andava a pedir para experimentarmos fazer iogurtes há bastante tempo. Fiz alguma pesquisa na net, perguntei a uma das minhas colegas que costuma fazer iogurtes e lá cheguei à receita:

- 750 ml de leite

- 1 iogurte natural

- 1 colher de sopa de leite em pó

Aqueci o leite. Misturei o iogurte e o leite em pó e depois juntei o leite quente. Deitei o preparado nos copos e deixei a iogurteira ligada durante 8 horas. Esta manhã lá fui ver como estavam. O aspecto até era bom.

Hoje, para o lanche, lá comemos os iogurtes caseiros ao lanche. Eu juntei uma colher de doce de fruta e o A. comeu o dele com sementes. O sabor até está agradável mas a textura está um pouco estranha. Já percebi que devo ter feito uma coisa mal, eu só misturei os ingredientes mas parece-me que era suposto bater com a varinha mágica para misturar bem. Para além disso, também acho que aqueci o leite de mais o que pode influenciar negativamente a coagulação do iogurte. Mas, para primeira experiência, até nem ficou mal. Agora é experimentar mais vezes. E vocês, sabem fazer iogurtes caseiros?!




Tenho andado a pensar que, se já faço pão, agora faço iogurtes, de vez em quando também há cá fruta de produção caseira, se calhar o melhor é comprar uma vaca. Já não era preciso comprar pacotes de leite, não é verdade?!

5 comentários:

Mie disse...

Essa iogurteira traz-me mas recordacoes, na casa dos meus pais tb havia uma e a minha mae fazia. Iogurtes mais mal saborosos .... blecck
Se gostaram e pk os ingredientes que utilizaste sao melhores do que os que havia na altura. Lembro-me que era preciso usar coalho ou algo parecido.

Pinkk Candy disse...

pois, dizem que são mais saborosos e tudo e mais saudáveis. se calhar erraste nalgum passinho.

mas 8 horas?, isso não gasta muita luz?

por acaso já há bastante tempo que penso em comprar uma iogurteira, mas 8 horas ligado, parece-me muito :|

sim, o melhor é comprares uma vaca hahaha ;D

xoxo

stiletto disse...

Pinkk, fica ligada durante 8 horas mas parece-me que deve gastar pouco porque aquece só até 50 graus (penso eu). Apesar de tudo até não estão maus mas, para a próxima semana, experimento outra vez.

Anónimo disse...

ola..
eu queria começar a fazer iogurtes em casa, mas gostaria de saber que tipos de leite ( cabra, soja, coco,etc) é que dá e se existem outros alimentos que deêm para fazer iogurte.

bjs.

slamy_93@hotmail.com

Trinca disse...

Olá,
Nem a propósito, este seu post, também eu ontem fiz iogurtes naturais, que ficaram deliciosos, numa maquina igualzinha a essa.
Encontrei-a em casa da minha mãe e pimbas, fiz às 23h00 e às 7h00 quando me levantei coloquei-os no frigorífico.
Mas estou com uma dúvida ou melhor duas, talvez pudesse ajudar:
1-Qual a validade destes iogurtes???
2- Sabe qual a marca da iogurteira? É que quero comprar mais copos e saber a marca ajudava.

Obrigada,
Trinca

Também poderá gostar de

Related Posts with Thumbnails